O SindBancários realiza, na sexta-feira, 14/7, às 18h30 em primeira chamada e 19h, em segunda e última chamada, assembleia dos empregados do Banco do Brasil da base do Sindicato. Todos os colegas estão convidados a decidirem sobre aprovar ou não proposta de Acordo Coletivo de Trabalho a respeito da instalação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCVs) do Banco do Brasil. O Sindicato alerta que o processo do reestruturação iniciado unilateralmente pelo Banco do Brasil no ano passado comprovou que a chantagem feita pelo banco de que os colegas teriam maiores chances no encarreiramento em caso de conciliação é mentirosa. Isso porque várias pessoas que conciliaram perderam o cargo durante o processo de reestruturação.
O que é CCV
As CCVs representam um modo alternativo de solução de conflitos trabalhistas através do qual o trabalhador apresenta uma determinada reivindicação relacionada a um direito trabalhista descumprido em seu local de trabalho diretamente à sua entidade sindical representativa e esta encaminha a reivindicação ao empregador.
Quitação de direitos trabalhistas
As partes devem ter poder para transigir, argumentar, apresentar suas razões, ter bom senso para ouvir os argumentos do outro lado. Não é o caso da Comissão de Conciliação Voluntária proposta pelo Banco do Brasil. As comissões de conciliação voluntárias já implementadas pelo Banco do Brasil nos últimos anos são comissões que buscam a quitação de direitos trabalhistas com seus empregados, eleitos segundo os interesses específicos do banco, através de reuniões que não são negociações, mas apresentações de propostas em que não são consideradas as ponderações dos empregados e não são apresentados argumentos para a elaboração da proposta apresentada pelos representantes do banco.
Estratégias de pressão
O diretor do SindBancários e funcionário do BB, Julio Vivian, explica que as CCVs do Banco do Brasil têm seguido uma estratégia de pressão. “O Sindicato não precisaria nem realizar assembleia. Mas nós aqui no SindBancários preferimos fazer o debate com a categoria e deixar bem claro os prejuízos. A CCV do Banco do Brasil é um caso típico em que a empresa coloca empregado contra empregado”, alertou Julio Vivian durante a assembleia da quarta-feira, na Casa dos Bancários.
Vivian disse ainda que a voluntariedade se perdeu por conta de que o ente que tem controle sobre o contrato de trabalho negocia com quem está submetido a ele. Dessa forma, apesar do nome, ela deixa de ser uma CCV. “Não pode ser uma comissão voluntária porque o banco utiliza a estratégia do medo. O que o banco faz é pagar 10% do total do direito que os colegas têm. Essa pressão do banco se constitui numa tentativa de coagir as pessoas para retirar as ações”, afirma.
Ajuizamento de ações
O SindBancários tem uma política de ajuizamento de ações contra o Banco do Brasil desde 2011 e que busca a cobrança da 7ª e 8ª horas para empregados que não exercem funções de confiança. São cerca de 35 ações em que constam dezenas de bancários como substituídos. A maioria das ações tem sido julgadas procedentes. O SindBancários entende que proposta de comissão de conciliação voluntária apresentada pelo BB tem o objetivo de precarizar o direito dos bancários.
Sindicato atua para defender direitos
O bancário que decidir não participar da CCV não terá nenhum prejuízo em sua carreira. O Sindicato vai examinar a redação da proposta do acordo a ser encaminhada pelo banco e preservar as condições aprovadas na assembleia.
Fonte: Imprensa SindBancários
EDITAL DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, inscrito no CNPJ sob o n° 92.831.650/0001-05 convoca todos os empregados do Banco Brasil S.A, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, composta pelos municípios de Porto Alegre Alvorada, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Eldorado do Sul, Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Charqueadas, São Jerônimo, Nova Santa Rita, Esteio e Sapucaia do Sul, para a assembleia geral extraordinária que se realizará na sexta-feira, 14/7, às 18h30 em primeira convocação e às 19h, em segunda e última convocação, no auditório da Casa dos Bancários, à Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre, para a seguinte ordem do dia:
A) Aprovação ou não da proposta de implantação de CCV do Banco do Brasil S/A na base territorial abrangida pelo sindicato.
Porto Alegre, 05 de julho de 2017.
A Diretoria