SindBancários apura denúncias de assédio e cobra cumprimento de acordo por parte do Banrisul

Inúmeras denúncias dão conta que a estrutura organizacional do Banrisul vem promovendo uma grave crise de assédios por parte de alguns gestores. Não bastasse tamanha gravidade das denúncias, o sindicato foi alertado sobre a infração de assédio cometido por integrante do alto escalão do Banco.
O SindBancários está apurando todas as denúncias e solicita ao banco o cumprimento da cláusula 21 do Acordo Coletivo de Trabalho, na qual o Banco aderiu, em complemento à cláusula 61 da Convenção Coletiva de Trabalho. (CCT). A referida cláusula trata dos mecanismos de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho, porém até hoje o Banco não criou um canal de mediação com o sindicato.
“O movimento sindical recebe com muita indignação as denúncias pois demonstra claramente a  falha nos protocolos internos o que potencializa a cultura assediadora. Estamos colhendo depoimentos e provas dos fatos, bem como oferecendo acolhimento para os bancários e bancárias afetados“, afirmou a diretora da Secretaria Geral do SindBancários, Silvia Chaves.

“Buscamos apurar as denúncias, tanto individualmente com seus encaminhamentos, quanto coletivamente, buscando meios para que não se repitam. Tratamos com cuidado para que as vítimas não sejam expostas e para que sejam devidamente solucionados os fatos apresentados”, completa Itamara Brum, diretora do departamento de Formação do Sindicato que também acompanha a situação.
O Sindicato oficiou o Banco, exigindo providências imediatas e requerendo a realização de uma reunião com a administração. “Há diretoras do Sindicato dedicadas atentamente a esta situação, acolhendo as colegas denunciantes com toda a discrição e intermediando a relação com a assessoria jurídica especializada”, esclarece o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner.

Denuncie!
O SindBancários possui um projeto chamado “Basta! Não irão nos calar”, de assistência a mulheres vítimas de violência doméstica e assédio sexual. O atendimento é sigiloso e com equipe 100% feminina, treinada para garantir a privacidade da mulher. Se tiver uma denúncia, não hesite em procurar o sindicato pelo WhatsApp (51) 97401-0902.

Imprensa SindBancários