O primeiro turno da eleição para Representante dos Funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref) encerrou-se no dia 06 de fevereiro com a escolha de dois candidatos: Rafael Matos e Juliana Publio. Eles disputarão o segundo turno, que ocorre entre 2 e 6 de março.
Apoiado pelo SindBancários e pela maioria do movimento sindical, Rafael Matos obteve 6.400 votos. Juliana Publio teve 4.345.
É a segunda vez que os funcionários escolhem seu representante para a instância máxima de decisão do banco. Este ano concorreram 149 candidatos. A eleição só seria decidida em primeiro turno se algum deles tivesse mais de 50% dos votos. Rafael Matos concorre à reeleição e seu número de matrícula é F8369846.
Para o diretor do SindBancários e funcionário do Banco do Brasil, Flavio Pastoriz, Rafael representa os interesses dos funcionários do banco e isso pode ser confirmado através da do trabalho que realizou no CA do BB. “Se, em sua primeira gestão, Rafael assumiu compromissos como a defesa dos direitos trabalhistas sendo contra a terceirização, em sua próxima gestão não há como ser diferente.” Além disso, Pastoriz reforça a importância da participação dos funcionários do BB na eleição.
Conquista – A representação dos trabalhadores nos conselhos administrativos das estatais foi uma vitória do movimento sindical. A reivindicação foi encabeçada pela CUT e o governo levou a proposta ao Congresso, o que resultou na Lei 12.353, de 2010. A Lei ainda não atende a reivindicação pois o representante dos trabalhadores nos conselhos não pode participar de decisões que envolvam questões diretamente ligadas ao funcionalismo, como remuneração, mas o movimento sindical continua lutando nesses sentido.
> Leia O Espelho sobre esse assunto
O CA do BB toma as decisões mais importantes da empresa referentes a orçamento, investimentos, aquisições, criação de venda de subsidiárias, política de crédito, produtos e negócio, política de pessoal, participação nos resultados, destinação de dividendos, remuneração da diretoria, etc. Enfim, todas as decisões estratégicas do banco.
Rafael defende um mandato pautado pela defesa dos trabalhadores e do caráter público do BB.
● Defesa do funcionalismo
> Pela contratação de mais funcionários
> Contra a terceirização e as reestruturações que eliminam funcionários
> Contra o assédio moral e as metas abusivas
> Cassi e Previ fortes, sob controle dos associados
> Pela valorização do funcionalismo
> Por mais mulheres em cargos de direção
● BB público sempre
> Crédito produtivo para gerar emprego e renda
> BB forte, agente do crescimento econômico
> BB forte com estabilidade e respeito aos trabalhadores
> BB com orçamento participativo
Como votar
SISBB > Aplicativo Pessoal > Eleição CAREF 2015 2º turno > Rafael Vieira de Matos F8369846 > Confirma
Fonte: Sindicato dos Bancários de SP, com SindBancários