SindBancários amplia até 16 de maio prazo para inscrições de projetos no OP 2022

Torneio de futebol, shows e ações solidárias foram algumas das iniciativas contempladas na edição anterior do OP

Os(as) bancários(as) interessados(as) em concorrer à edição 2022 do Orçamento participativo do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) tem uma notícia para comemorar. Através de uma minuta no edital de seleção, publicada nesta segunda-feira (9), o sindicato estendeu o prazo final para inscrições no OP deste ano. Para participar é necessário enviar proposta de projeto para [email protected]ários.org.br até 16 de maio.

A comissão avaliativa do Orçamento Participativo alerta que a alteração no prazo para envio de propostas também resulta na prorrogação das demais datas referentes ao cronograma seletivo de apresentação e votação dos projetos.

Dessa forma, nos dias 15 e 22 de junho, às 18h, respectivamente, ocorrerão duas reuniões abertas, pelo zoom, para divulgação dos pre-selecionados. Na ocasião, a categoria poderá conhecer os projetos inscritos e homologados pela comissão julgadora e que poderão ser escolhidos pela base, durante a assembleia online de 29/06.

“Já pensou em organizar um torneio de futebol? Ou então uma ação solidária de distribuição de cestas básicas? Quem sabe tirar a ideia daquele livro da gaveta? São possibilidades como essas que o OP do Sindicato dos Bancários proporciona aos associados”, destaca a diretora de Cultura e Sustentabilidade do SindBancários, Ana Guimaraens, ao elencar exemplos de projetos vencedores de outras edições do Orçamento Participativo.

Ana também explica que a iniciativa é uma forma de ampliar a participação democrática dos sindicalizados, permitindo que eles sejam também agentes da execução orçamentária da entidade. Ela convoca a todos(as) associados(as) a participarem do processo, desde a divulgação das listas de pré-selecionados até a grande assembleia de votação, no final de junho.

“É importante que, tanto os trabalhadores que inscreveram projetos, como os que pretendem participar da votação, acompanhem as reuniões abertas, pois nelas, a ampla maioria dos bancários poderá conhecer as iniciativas pré-selecionadas para a edição deste ano. Um total de 1,38% da arrecadação do SindBancários será destinada para o OP 2022 e é fundamental a participação de todos e todas nesta ferramenta de exercício da democracia que nossa entidade sindical está disponibilizando”, aponta.

Toda ideia é válida como projeto (desde que não agrida ninguém)

Conforme o Parágrafo 5º do Estatuto do Sindicato dos Bancários, “{…} Não haverá restrição quanto à natureza da despesa proposta a integrar o Orçamento Participativo do Sindicato, a não ser que haja incompatibilidade com este Estatuto e com os objetivos do Sindicato”, o que, conforme alerta Ana, significa que é preciso bom senso quanto ao conteúdo dos projetos inscritos.

“É claro que não serão aceitos projetos que de alguma forma firam a integridade de mulheres, negros e da Comunidade LGBTQIA+, uma vez que o nosso sindicato defende a pluralidade e é contra qualquer tipo de discurso de ódio. À parte isso, todas as iniciativas são válidas. Em edições anteriores, viabilizamos projetos de solidariedade, oficinas antirracistas, uma feira da Economia Solidária, show online de rock e até um torneio de futebol infantil”, elenca Ana Guimaraens, ao defender que os associados tirem suas ideias do papel e submetam à comissão do OP.

Clique aqui e confira o edital de prorrogação do Orçamento Participativo 2022