SindBancários ajuda mulheres gaúchas a dialogar com Maria da Penha, na sexta, 11/3

Ela se tornou um símbolo da violência contra a mulher depois que levou um tiro do marido em 1983. Ficou quatro meses internada. Saiu do hospital paraplégica. Há dez anos, seu nome passou a simbolizar a luta que as mulheres travam silenciosamente. Maria da Penha é também o nome da lei que deu novo fôlego à luta das mulheres contra a violência e o machismo. Pois Maria da Penha estará em Porto Alegre no dia 11 de março, com o apoio do SindBancários.

Ela será a palestrante do seminário Mulheres Gaúchas Dialogando com Maria da Penha sobre violência contra as mulheres que ocorrerá no Auditório do Foro Central de Porto Alegre. O evento começa às 14h e foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Rio Grande do Sul, da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Stela Farias. O evento marca os 10 anos da Lei Maria da Penha.

Maria da Penha é farmacêutica e bioquímica. O caso da agressão que sofreu ganhou repercussão e, apesar da morosidade da Justiça, resultou na principal ferramenta jurídica de defesa das mulheres vítimas de violência. Ter seu nome vinculado à lei não a faz esmorecer. Ela costuma dizer que é preciso haver mais políticas públicas de combate à violência contra a mulher, mais investimentos em delegacias da mulher, centros de referências da mulher, casas-abrigo e juizados especiais. Foram necessários quase 20 anos para que o ex-marido fosse condenado pelo crime que cometeu. Ele ficou preso dez anos e hoje está livre. O SindBancários apoia e vai participar da palestra de Maria da Penha.

Mulheres Gaúchas Dialogando com Maria da Penha

Sexta-feira, 11/3 | 14h | Auditório do Foro Central de Porto Alegre (R. Márcio L. Veras Vidor, 10, Praia de Belas, Porto Alegre

 

Calendário de atividades do Mês da Mulher no SindBancários*

CineDebate, com o filme “Malala”

Quarta-feira, 9/3 | 19h | CineBancários

Sessão comentada com Ana Cláudia Figueroa, teóloga, e Sofia Cavedon, vereadora e Porcuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre.

 

Seminário Mulheres e a revolução: o exemplo das curdas

Convidadas: delegação das mulheres curdas

Data a confirmar| Auditório da Casa dos Bancários

 

Seminário sobre violência contra as mulheres

Sexta-feira, 11/3 | 14h | Auditório do Foro Central de Porto Alegre (Rua Márcio L. Veras Vidor, 10 – Praia de Belas – Porto Alegr

Palestrante: Maria da Penha

 

Lançamento da Campanha de combate ao assédio moral e sexual da mulher bancária

Terça-feira, 15/3  | 18h | Auditório da Casa dos Bancários

Participação: Tatau Godinho (integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da CUT Nacional)

 

Seminário sobre representação de gênero nas mídias

Data a confirmar | Auditório da Casa dos Bancários

Convidadas: Ana Koehler (quadrinista e ilustradora), Otávia Cé (cosplayer e educadora) e Marcia Veiga (professora, jornalista e pesquisadora de gênero e jornalismo).

*Atividades ocorrem na Casa dos Bancários ou no CineBancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)

 

<Crédito foto>Fabio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER