Oficina de Dramaturgia e Roteiro de Cinema realiza aula aberta gratuita na terça, 26/4, na Casa dos Bancários

Você tem interesse em se aprofundar na arte de criar histórias para serem contadas no teatro ou no cinema? Não? Então, você pode saber como um roteiro é criado e como ele se converte em uma peça de teatro ou em um filme. Também, não. Ora, então venha para saber que tipo de teorias, como é a prática de quem atua no cinema e no teatro, enfim, nas artes cênicas. Ora, para tanto, você só precisa gostar de cinema e de teatro. E quem não gosta?

As inscrições para a Oficina de Dramaturgia e Roteiro de Cinema do SindBancários estão abertas. Na terça-feira, 26/4, na Casa dos Bancários, haverá uma aula aberta gratuita, quando poderão serem realizadas as inscrições. Serão 32 encontros de três horas cada, totalizando 96 horas. As aulas serão ministradas pelo ator, dramaturgo e cineasta Artur José Pinto (leia currículo ao final desta matéria) às terças-feiras, das 18h às 21h, na Casa dos Bancários.

“A oficina pretende mostrar como criar histórias para serem encenadas. Como construir um texto para o teatro e um roteiro para cinema e TV. O participante terá a oportunidade de acessar a teoria da escritura cênica. Analisar as diferenças entre as diferentes mídias, inclusive com a literatura, e testar, na prática, a sua criação”, justifica Artur.

Segundo ele, a oficina irá cumprir um roteiro em que exercícios ajudarão a desenvolver a criatividade. Também serão abordadas técnicas para identificar uma ideia que possa ser trabalhada como uma boa história a ser contada ou encenada. O tema será livre à escolha do participante e será trabalhado ao longo das aulas.

“Um dos objetivos da oficina é ensejar a troca de experiências, entre os participantes e a formação de redes de relacionamento entre os novos criadores. Embora, muitas vezes, a tarefa de escrever seja solitária, o compartilhamento e a criação em grupos se mostram muito produtivos e enriquecedores”, explica Artur.

Oficina de Dramaturgia e Roteiro de Cinema

> Valor do investimento

Bancários sindicalizados: R$ 200,00 por mês

Bancários não sindicalizados e público em geral: R$ 250,00 por mês

Como se inscrever

Entrar em contato com Ana Helena Rilho, pelo fone 9703-8175

Início e local das aulas

Aula aberta na terça-feira, 26/4, na Casa dos Bancários

Carga horária

Encontros de 3 horas às terças-feiras, das 18 às 21 horas.

Programa da oficina

  1. a) Como surgem as ideias; b) Ação dramática, conflito, fábula; c) Narrativa cênica X narrativa literária; d) Argumento; e) Sinopse; f) Escaleta; g) Estrutura do roteiro; h) Estrutura do texto teatral; i) O problema dos gêneros; j) O personagem; k) O diálogo; l) Tempo e espaço ficcional; m) Ação, sequência e cena; n) Pontos de virada e os incidentes incitantes; o) A técnica que liberta a criação; p) Um bom final; q) Seminários; r) Bibliografia recomendada; s) Avant-première.

Perfil do ministrante

Artur José Pinto é dramaturgo, roteirista, diretor teatral, ator e produtor.

A partir da especialização em Psicodrama, aprofundou-se em técnicas de Teatro Espontâneo, para elevar o coeficiente de espontaneidade e criatividade. Fez curso de Criação Literária com Luiz Antônio de Assis Brasil; Criação de Roteiro, com Doc Comparato, entre outros.

Iniciou sua trajetória nas artes cênicas em 1974. Como profissional, a partir de 1987.

Breve currículo como dramaturgo

OFF-LINE – Teatro adulto

QUE RAIO DE PROFESSORA SOU EU – Adaptação, teatro adulto

O ELEVADOR – Comédia

AMÉRICA CAFÉ – Teatro adulto – musical.

INIMIGAS ÍNTIMAS – Teatro adulto – comédia

AS FILHAS DE MARIA ANTONIETA – Teatro adulto

VERMELHOS, A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO – Teatro adulto

5º ANDAR POR FAVOR – Teatro adulto

HOMENS DE PERTO – Comédia

HOMENS DE PERTO 2 – Comédia

PRAZER EM CONHECER – Teatro Adulto

LUPI, O MUSICAL – Musical

A TURMA DO ARREPIO – TV MANCHETE – Série infantil

FORA DO AR – RBSTV

FILÉ DE BORBOLETA – RBSTV

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER