Servidores têm que fazer empréstimo para receber 13º salário

Para receber seu 13º salário de 2015, os servidores estaduais têm duas opções. A primeira é contratar junto ao Banrisul um empréstimo específico a partir da próxima terça-feira, 15/12. Este “Crédito Especial Servidor RS” segundo o governo terá os juros pagos pelo estado e os valores devem ser depositados na conta do funcionário estadual na sexta-feira (18). A outra alternativa, acredite se quiser, é receber o 13º salário de 2015, de forma parcelada, entre junho e novembro, de 2016. Por conta desse parcelamento, o governo do Estado diz que vai pagar juros aos servidores.

“Estas medidas estão provocando muita insegurança entre os servidores públicos, que são obrigados a tomar medidas extraordinárias para que tenham seu direito constitucional básico de receber o 13º respeitado”, diz o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

A importância do banco público

Ele lembra que a ideia de utilizar o grande banco público gaúcho configura uma contradição básica do governo de Sartori: “Ao mesmo tempo em que estes governos de feição neoliberal procuram reduzir o tamanho do estado e vender suas empresas estatais, eles sabem que precisam ter estas estruturas fortes. Se vendesse ou enfraquecesse o Banrisul, a quem Sartori iria apelar para pagar os salários? A algum banco privado, pagando juros estratosféricos?”, questiona o sindicalista.