Seminário Mulheres no Poder debate pautas feministas e participação política nesta sexta, 27/7

O Comitê de Mulheres pela Democracia do Rio Grande do Sul realiza nesta sexta-feira, 27/7, das 13h às 19h, o Seminário Mulheres no Poder, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O objetivo é discutir a participação das mulheres nos espaços de poder, violência política sexista, pautas feministas e a importância da participação das mulheres negras. Também serão abordados os impactos negativos da reforma trabalhista e da Emenda Constitucional 95, a “PEC da Morte”.

Serão palestrantes as mulheres Jussara Reis Prá, professora da UFRGS; Laura Sito, jornalista do PT; Lúcia dos Santos Garcia, economista e técnica do Dieese; e Jussara Cony, farmacêutica e ex-deputada estadual do PCdoB-RS.

Os partidos políticos – PT, PCdoB e PDT – farão uma exposição sobre a organização das mulheres dentro dessas agremiações. E haverá uma apresentação das pré-candidatas desses partidos nas eleições de 2018.

Ao final, ocorrerá a assinatura de carta compromisso com pautas feministas, construída pelo Comitê, para os mandatos das mulheres que se elegerem.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e tem o apoio das Fundações Perseu Abramo, Maurício Grabrois e Leonel Brizola-Alberto Pasqualini. Serão oferecidos certificados de participação.

O Comitê uma organização pluripartidária e de movimentos de mulheres gaúchas, que se uniram contra o golpe na democracia, ocorrido em 2016. Foi formado na ocasião para reafirmar a luta contra toda violência machista e, em especial, a violência sexista e política, racista e classista, salientando a defesa da democracia e combatendo toda forma de violência contra as mulheres.

A página do Comitê está no Facebook: https://facebook/mulheresupprs