Se, no primeiro dia da Semana da Consciência Negra do SindBancários 2015, tivemos a abertura com uma exposição de trabalhos de fotógrafos negros na 1ª Mostra Fotográfica de Arte Negra do Rio Grande do Sul, esta terça-feira, 17/11, será da Capoeira Angola. Na Casa dos Bancários, a partir das 18h, a programação começa com o documentário “Pastinha, Uma Vida pela Capoeira”, dirigido por Antônio Carlos Muricy. Após a sessão, o contramestre Jean Costa Krause realiza uma palestra sobre Capoeira Angola.
Programação da Semana da Consciência Negra do SindBancários 2015
Terça-feira 17/11 | Auditório da Casa dos Bancários
18h: Exibição do documentário “Pastinha, Uma Vida pela Capoeira”. Documentário, dirigido por Antônio Carlos Muricy, que conta a vida de Vicente Ferreira Pastinha, um dos pioneiros da divulgação no Brasil, Europa e África da Capoeira Angola.
19h: Palestra com o contramestre de Capoeira Angola Jean Costa Krause. O contramestre Jean é responsável pelo Círculo Oluwadi de Capoeira Angola. É praticante de capoeira há 25 anos e tem oito anos de dedicação à divulgação da capoeira na Europa (Espanha) e Ásia (Malásia).
Quarta-feira, 18/11 | 19h | CineBancários
Sessão dupla de cinema e cultura negra
Com entrada franca, o CineBancários realizará uma sessão especial com dois filmes nacionais que tratam de temas relacionados à cultura da etnia negra. Após a exibição, haverá um debate com o Doutor em História, José Antonio dos Santos, que abordará o tema, dentro das atividades da Semana da Consciência Negra, promovida pelo SindBancários.
Confira os filmes:
1- SOU
Dirigido por Andreia Vigo, o documentário “Sou” é um registro histórico-poético da identidade negra gaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). Oliveira também é conhecido como o poeta da Consciência Negra, por ter sido um dos idealizadores da proposta de criação do 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Filmado em Porto Alegre, Rosário do Sul e na Serra do Caverá, o documentário faz parte do projeto RS negro: educando para a diversidade.
Título original: Sou.
Duração: 26 min
Ano de produção: 2010.
País: Brasil
Gênero: Documentário.
Direção: Andreia Vigo
2 – Balé de pé no chão
“Balé de pé no chão” é um curta-metragem de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro. O filme conta a história de Mercedes Baptista, bailarina brasileira com formação erudita que, na década de 50, a partir da criação de seu grupo, passa a estudar os movimentos rituais do candomblé e de danças folclóricas. “Balé de pé no chão” revela o papel central da cultura negra na dança moderna brasileira, e o pioneirismo de Mercedes Baptista na luta pela afirmação do negro na dança cênica nacional. Ela é considerada a principal precursora da criação da identidade negra na dança erudita no Brasil. As histórias da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro renderam um livro: “Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança”, de Paulo Melgaço da Silva Jr.
Titulo original: Balé de Pé no Chão
Duração: 17 minutos
Ano de Produção: 2005
País: Brasil
Gênero: Documentário
Direção: Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro
Debatedor: José Antônio dos Santos – Doutor em história, trabalha no Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, da Pró-Reitoria de Extensão – UFRGS, onde desenvolve ensino, extensão e pesquisa sobre os temas da história e da cultura e da identidade negra brasileira e africana.
Quinta-feira, 19/11 | Auditório do 3º Andar da Casa dos Bancários
Debate “Organização Política dos Negros no século XIX, antes e depois da Abolição”
18h: Debate com a participação de integrantes de entidades e movimentos sociais representantes do povo negro, como o jornalista Paulo César Teixeira, autor de “Nega Lu – Uma dama de barba malfeita”, lançado recentemente na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. O painel “Organização Política dos Negros no século XIX, antes e depois da Abolição”. Mediação do diretor da Fetrafi-RS e integrante do Coletivo de Discriminação Étnica do SindBancários, Edison Moura.
Sexta-feira, 20/11 | Largo Glênio Peres
17h: Concentração para a Marcha Zumbi dos Palmares