Agências da base do SindBancários estão fechadas ou tendo sua abertura retardada por não apresentarem condições de trabalho. O principal problema é a falta de ar condicionado ou de um sistema de ventilação. O calor de 40ª que faz no Rio Grande do Sul e o fato das unidades serem lacradas, sem janelas, tornam o ambiente insuportável, tanto para os bancários quanto para os clientes.
A agência do Banrisul Avenida dos Estados e a agência Centro do Bradesco, também conhecida como Bradescão, permaneceram fechadas na quarta, dia 30/1. Na quinta, 31/1, foi a agência Tristeza, do Banrisul, que apresentou irregularidades. Os problemas foram verificadas na quarta, quando diretores do SindBancários foram à unidade entregar o jornal Nossa Voz e constataram o calor que os bancários e clientes precisavam suportar.
Esses casos somam-se a outros, como do Itaú da Bom Jesus, que não chegou a fechar, mas teve sua abertura retardada e o Sindicato está atuando para agilizar a regularização de problemas com o sistema de refrigeração da unidade.
Na maioria dos episódios, são agências que estão passando por adequações ou reformas. Mas isso não é motivo para os bancários e clientes permanecerem em um ambiente sem nenhum sistema de ventilação, como aconteceu na agência Tristeza.
No caso do Banrisul, os problemas resultaram em uma reunião com a Superintendência de RH e vários compromissos por parte da direção do banco para resolver ou amenizar os problemas. O Sindicato está acompanhando a resolução de todos os casos.
Denuncie!
Os bancários que sofrem com falta de condições de trabalho em suas agências, assédio ou qualquer outra irregularidade, devem denunciá-las para o SindBancários, clicando aqui. A reclamação pode ser feita de forma anônima e serve para que o Sindicato possa atuar nos locais de trabalho, garantindo um ambiente digno para bancários e clientes.
A repercussão
O funcionário do Banrisul e secretário-geral do SindBancários, Luciano Fetzner, lembrou que o SindBancários averigua todas as denúncias que recebe. “Inclusive, estamos cobrando que o banco realize manutenções preventivas nos aparelhos de refrigeração, visto que a previsão do tempo para fevereiro é de temperaturas acima dos 30º”, explica.
Sobre a agência Tristeza, o funcionário do Itaú e diretor do SindBancários, Antonio Augusto Borges de Borges (Guto), explicou que a ação do Sindicato fez com que o banco agilizasse a resolução do problema. “A agência Tristeza só abriu após a chegada de um técnico para arrumar os aparelhos de ar e o compromisso de instalarem um compressor novo. A ação do Sindicato acabou fazendo com o que a Sureg, o SESMT e o RH se envolvessem”, analisa.
O funcionário do Bradesco e diretor Administrativo do SindBancários, Luis Gustavo Vargas, lembrou que os diretores do SindBancários percorrem frequentemente as agências, também com o intuito de verificar as condições de trabalho. “Muitas irregularidades são descobertas neste momento, mas os bancários também podem e devem denunciar problemas”, garante.
“Este problema no Itaú da Bom Jesus não é de hoje, mas estamos acompanhando de perto os trabalhos. A partir da nossa ação, a equipe técnica se apresentou prontamente para resolver o problema do compressor”, observa o funcionário do Itaú e diretor de Políticas Sindicais e Cidadania, Sandro Rodrigues.
Fonte: Imprensa/SindBancários