Saúde e qualidade de vida são temas do lançamento do Projeto Caminhando Por Aí

Bancários aposentados tem o desafio de adotarem hábitos mais saudáveis

O SindBancários lançou nesta quinta, dia 9, na Casa dos Bancários, seu mais novo projeto, o Caminhando Por Aí. Com o propósito de estimular a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis, o projeto é direcionado a bancários aposentados ou próximos de se aposentar.

O momento contou com duas palestras. O enólogo e sommelier Arlindo Menonein falou sobre os benefícios do consumo moderado de vinho para saúde. Em seguida, a educadora Física Claudia Lucchese explanou sobre os mitos e verdades para uma vida saudável.

A primeira atividade do grupo acontece no dia 1º de junho, em local a ser divulgado. Se você quer participar e não está inscrito, não tem problema. Basta mandar um e-mail para [email protected]

Aproximando Sindicato e aposentados

“Nós queremos trazer os aposentados para mais perto do Sindicato, para que tenham uma vida mais ativa não só praticando exercícios físicos, mas exercendo a cidadania. Estamos passando por um momento muito complicado na economia, na política e no meio sindical, com reformas que vão tirar direitos de todos e ataques aos sindicatos no sentido de inviabilizá-los”, analisou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Já a diretora de Aposentados do SindBancários, Natalina Gué, explicou que o projeto busca integrar os aposentados e torná-los mais ativos fisicamente. “Nossa primeira caminhada já está marcada para o dia 1º de junho. A ideia é começar com as atividades do grupo uma vez por mês e, com o tempo, ir aumentando essa frequencia, de forma itinerante. Um dia vamos caminhar em Porto Alegre, outro dia na Serra, no Litoral, e assim por diante”, elucidou.

Vinhos e os polifenóis

O enólogo e sommelier Arlindo Menonein falou um pouco sobre os tipos de vinhos que existem e trouxe exemplos dos benefícios da bebida para o nosso corpo. Segundo Arlindo, o consumo moderado de vinho retarda o envelhecimento e tem propriedades antibiótiocas e cardioprotetoras, entre outras.

“Um dos responsáveis disso são os polifenóis, que tem função protetiva, estão principalmente nas sementes e na casca da uva e continuam ativos no vinho ou no suco da fruta”, explicou. Segundo Arlindo, os vinhos nacionais são ricos em polifenóis.

Hábitos saudáveis

A profissional de Educação Física, Claudia Lucchese, começou sua explanação pedindo para todos os presentes se levantarem e alongarem, antes de provocar os presentes. “onde vocês acham que vão estar na noite em que completarem 80 anos?”, indagou.

Claudia explicou que o corpo humano não foi feito para passar tanto tempo em posição sentado e que fazer exercícios ou frequentar uma academia não pode ser uma questão de gosto. “Nosso corpo foi feito para estar em movimento, de forma que as novas tecnologias estão impactando diretamente nossa saúde. Correr, caminhar, se exercitar, cada vez mais é uma necessidade”, observou.

Ao final do evento, foram sorteados brindes trazidos pelos palestrantes e oferecido um almoço aos presentes.

Participe do grupo

A primeira caminhada do grupo já tem data para acontecer: será no sábado, dia 1º de junho, em local a ser divulgado – certamente, um parque de Porto Alegre. Para se inscrever, é preciso ser sindicalizado aposentado ou próximo de se aposentar e enviar um e-mail para [email protected]ários.org.br.

Fonte: Imprensa/SindBancários