Após solicitação da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander), o banco se comprometeu a rever o conteúdo de um comunicado cobrando dos funcionários a obtenção das certificações da Anbima (CPA-10, CPA-20, CEA).
“Não possuir a certificação obrigatória para seu cargo? TÔ FORA!”, diz o título da mensagem que foi encaminhado aos bancários.
“Os colegas já trabalham sobre pressão para atingir as metas que não são fáceis de serem alcançadas, não seria possível o Santander lançar um comunicado institucional que diretamente ameaça a demissão caso o funcionário não tenha a certificação exigida pela legislação para desempenhar suas funções. Os colegas conhecem as regras e sabem das responsabilidades com suas qualificações. Importante que o Santander entendeu que errou o tom e voltou atrás do seu comunicado equivocado.”
Luiz Cassemiro, secretário-executivo do Sindicato e funcionário do Santander
“Ficou muito clara uma ameaça de demissão para os trabalhadores que ainda não têm certificação. O Santander deve agir na construtiva e estimular seus trabalhadores a se especializarem e se atualizarem; e abandonar de vez a prática arcaica de ameaçar os empregados a todo o tempo. Por isto, consideramos positiva a decisão do banco de alterar o conteúdo da mensagem. Vamos acompanhar novos comunicados do banco para que a linguagem seja correta.”
Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
SindBancários, diga SIM para quem defende você. Sindicalize-se!
Fonte: SindBancários e Sindicato dos Bancários de São Paulo