Na data, o banco pagará também o PPRS no valor de R$ 3.355,73 e outros programas
O Santander informou nesta quarta-feira (8) que irá pagar no dia 28 de fevereiro a segunda parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), referente a 2022. Na data, o banco pagará o teto do PLR, de 2,2 salários, mais o PPRS (programa próprio de remuneração do Santander) no valor de R$ 3.355,73 e outros programas.
O secretário-executivo do SindBancários e empregado do Santander, Luiz Cassemiro, explica que havia uma preocupação do movimento sindical de que o rombo das Lojas Americanas impactasse o pagamento da distribuição de lucros para os trabalhadores do banco.
“Os pagamentos da PLR são frutos de negociação do movimento sindical. A categoria foi a primeira no país a obter o direito, em CCT Nacional de 1995. Por isso a importância dos colegas serem sócios do sindicato. Um sindicato forte se constrói com a luta coletiva”, ressalta Cassemiro.
O anúncio do Santander ocorre oito dias após solicitação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para antecipação do pagamento da segunda parcela da PLR. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os bancos privados têm até o dia 1º de março de 2023 para realizar o depósito.
A Contraf-CUT baseou o pedido de adiantamento ao fato de, nos dois primeiros meses do ano, “concentrarem-se as maiores despesas por parte dos trabalhadores, em razão da cobrança de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar”, disse a entidade em ofício.
O acordo firmado na CCT 2022 estabeleceu reajuste de 13% na parcela adicional da PLR e correção do INPC (8,83%) na regra básica. A primeira parcela da PLR foi paga no dia 30 de setembro do ano passado.
Fonte: Imprensa SindBancários e Contraf-CUT