O Santander comunicou que fará uma alteração nas nomenclaturas dos cargos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 22, em duas reuniões: uma realizada entre membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e o RH do banco; e outra entre funcionários e o presidente do banco, Mario Roberto Opice Leão.
Novas nomenclaturas de cargos do Santander
Especialista – Cargos sem gestão de pessoas. Serão subdivididos em quatro segmentos (1, 2, 3 e 4).
Exemplos de cargos atuais que serão inseridos nesta nova nomenclatura: Analistas em geral, gerentes de contas e de relacionamento.
Líder – Fazem gestão de equipes e as mobilizam.
Exemplo de cargos: gerentes-gerais e gerentes administrativos.
Head – Definem e direcionam estratégias, e formam novos líderes.
Exemplo: Superintendentes.
Sócio – Tomam as decisões.
Exemplos: Diretores, vice-presidentes e presidente.
Conforme o secretário executivo do SindBancários e membro da COE, Luiz Cassemiro, o banco argumenta que esta alteração é para tornar a instituição mais simples, dinamizar e agilizar as decisões, bem como alcançar mais horizontalidade. Na prática, nada muda em relação à remuneração e benefícios dos trabalhadores e trabalhadoras. “Como nos últimos anos o Santander tem fomentado a terceirização com empresas dentro do seu conglomerado, questionamos se com estas alterações o banco não pode estar atrelando alguma estratégia de terceirização destes trabalhadores bancários no futuro, pois esta tem sido uma preocupação constante dos colegas. O Santander afirmou que não existe esta possibilidade. O sindicato irá acompanhar se de fato estas mudanças não gerarão nenhum impacto para os colegas”, destaca Cassemiro.
“Para o movimento sindical, as mudanças de nomenclaturas só resultarão em mais dinâmica e agilidade se forem acompanhadas da revisão de processos internos, e se houver de fato valorização das pessoas. Acompanharemos de perto essas mudança para que possamos aferir se haverá outros impactos para os trabalhadores”, afirma Lucimara Malaquias, coordenadora da COE Santander e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
As mudanças serão efetivadas a partir de maio e, nos próximos dias, o banco enviará um comunicado institucional e individual para cada funcionário detalhando as mudanças.
Em caso de eventuais dúvidas que não forem esclarecidas pelo banco, os bancários devem procurar o Sindicato, por meio do telefone (51) 3030-9400.
Fonte: Imprensa SindBancários e Sindicato dos Bancários de SP