Santander confirma cancelamento do patrocínio da LaLiga

O Santander confirmou ao movimento sindical bancário do Brasil, na tarde desta terça-feira, 23, que cancelou o patrocínio da LaLiga, a primeira divisão de futebol profissional entre clubes da Espanha.

A medida foi tomada pelo banco espanhol diante da pressão nacional e internacional contra os atos de racismo que vitimaram no domingo 21 o atacante brasileiro do Real Madrid, Vinícius Junior, e contra a falta de medidas concretas da LaLiga a fim de coibir atitudes discriminatórias de torcedores espanhóis.

Na segunda-feira 22, o movimento sindical bancário havia enviado à direção brasileira do banco espanhol uma carta de repúdio condenando a omissão do Santander diante do episódio racista de domingo.

“Parabenizamos a atitude do Santander de encaminhar o encerramento do patrocínio da LaLiga, que tinha desde 2016. A atitude do banco mostra que não será tolerável em nenhum espaço ou tipo de negócio qualquer tipo de preconceito”, afirmou Luiz Cassemiro, secretário-executivo do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. “Esperamos que as autoridades da Espanha identifiquem os envolvidos no episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e puna-os ao regime da lei”, complementou o dirigente.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados do Santander e diretora executiva do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região, Lucimara Malaquias, avaliou como positiva a decisão de cancelar o patrocínio da LaLiga, mas pontuou que “é importante que o banco siga se posicionando contrariamente a todas as formas de discriminação e de preconceitos, dentro e fora do banco, e intensifique a promoção da responsabilidade social e o seu papel como agente multiplicador nesta luta.”

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com informações do SindBancários de Porto Alegre e Região