Santander aproveita atrasos no INSS para forçar retorno de colegas doentes

Banco ignora agenda conturbada do INSS por conta da Covid-19 e impõe pressão para realização de exame de retorno de quem está afastado. Denuncie ao Sindicato se você estiver afastado e o banco quer exame de retorno

Devido à pandemia do coronavírus, o INSS está apresentando uma série de problemas que têm gerado muitos transtornos para os trabalhadores, como atrasos nos agendamentos e realizações de perícias; na análise de documentos; e para a emissão do resultado da perícia.

Alheio a esta realidade, o Santander está convocando trabalhadores afastados pelo INSS ou que estão aguardando perícia do órgão para exame de retorno.

“Diante de várias dificuldades que os colegas vêm enfrentando nos processos de licenças médicas, cobramos do banco clareza com seus funcionários. Reiteramos que os colegas sigam o fluxo conforme orientação e caso tenham alguma dificuldade procurem o Sindicato”, explicou o diretor do SindBancários, Luiz Cassemiro.

Situação 1

Trabalhadores estão sendo convocados a passar no exame de retorno quando o atestado médico vence, antes da perícia do INSS. Por exemplo, se o trabalhador tem uma perícia agendada para o dia 30 de dezembro e o atestado médico é válido até o dia 20 de dezembro.

Se, no exame de retorno, for considerado apto para o retorno ao trabalho pelo médico do banco, o trabalhador poderá aguardar a perícia do INSS trabalhando, conforme o decreto 8691/2016.

Para evitar este tipo de situação, o trabalhador precisa manter sempre atualizados os atestados médicos a fim de evitar o vencimento dos mesmos.

Situação 2

Quando há a cessação ou indeferimento do benefício do INSS, o banco convoca para o exame de retorno. Porém, o Santander não aceita atestados com datas anteriores ou com a mesma data do exame de retorno, apenas os com vigência após a data do exame de retorno no banco.

Neste tipo de situação, o trabalhador tem de passar pelo exame de retorno quando há a cessação do benefício do INSS.

Para que o banco aceite um novo atestado médico, este terá de ter uma data a partir do dia seguinte do exame de retorno do banco

“A relação que o Santander tem tido com os seus trabalhadores é desrespeitosa, imoral e desumana, porque o banco ignora que há sérios problemas no INSS devido à pandemia. Há perícias que estão levando meses para serem feitas, e isso foge do controle do trabalhador que adoeceu na maioria das vezes por causa da intensa carga de trabalho”, protesta Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.

O Sindicato tem atuado em todos os casos em que é acionado a fim de tentar minimizar os impactos para os trabalhadores, mas para isso é importante que os bancários procurem a entidade (veja os contatos abaixo).

“Contudo, é fundamental que os trabalhadores tenham em mãos todas as informações de forma detalhada: todos os documentos médicos, laudos e exames em dia para que tenham mais chances de resolver a situação”, reforça Lucimara.

Procure o Sindicato

Se o banco está te pressionando a apresentar atestado ou realizar exame de retorno mesmo com as dificuldades no INSS, entre em contato com o Sindicato. Clique aqui e faça a denúncia que nós te ajudamos.

Foto: Freepik

Fonte: SEEB SP, com informações e edição de Imprensa SindBancários