Saiba como votar nas propostas construídas na Campanha Nacional 2020

Acesse o sistema Vota Bem para decidir. Assembleia virtual fica aberta das 20h do domingo, 30/8, até as 23h59min da segunda, 31/8. Sindicato orienta pela aprovação

Os processos de votação das propostas negociadas na Fenaban e bancos púbicos ocorrerão através da assembleia virtual permanente aberta a partir das 20h do domingo, 30/8. A plataforma virtual Vota Bem (https://bancarios.votabem.com.br/) ficará disponível para votação dos colegas da base do SindBancários até as 23h59min da segunda-feira, 31/8.

Seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, o SindBancários orienta pela aprovação das propostas, tanto a construída com a Fenaban quanto as propostas específicas de bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa e Banrisul).

Propostas de bancos públicos foram fechadas na madrugada do sábado, 29/8, especialmente no que diz respeito a Banco do Brasil e Caixa. A negociação da CCT nacional com a Fenaban se encerrou na madrugada de domingo, 30/8, com proposta global definida na mesa. A proposta do Banrisul se consolidou na sexta-feira, 28/8, e também estará no sistema de votação para apreciação.

Como será a votação na assembleia

A votação será dividida da seguinte forma: os colegas do Banrisul, da Caixa e do Banco do Brasil votarão em seus Acordos Coletivos de Trabalho Específicos (ACTs), que já contemplam as propostas globais da Fenaban (CCT). Os demais bancários votarão apenas nas propostas da Fenaban (CCT).

Lembre-se. O Sindicato criou as condições favoráveis, dentro dos limites impostos pela pandemia do novo coronavírus e Covid-19, para que o(a) bancário(a) vote de forma segura e democrática. Mas, como sempre reiteramos neste momento, quem decide é o bancário!

Sobre o que vamos votar

Devidamente esclarecidos sobre as questões relacionadas aos acordos construídos na nossa Campanha Nacional 2020, os bancários irão votar nas propostas apresentadas pela FENABAN, pela Caixa Econômica Federal, pelo Banco do Brasi S/A e pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

O Sindicato esclarece que a assembleia, já anteriormente convocada, foi tornada permanente. A votação será realizada de forma remota/virtual em decorrência do Estado de Calamidade Pública conforme Decreto Legislativo nº 6 de 20.03.2020 e da impossibilidade de aglomeração de pessoas ante o risco de contágio pela Covid-19 (a doença do novo coronavírus).

Todos os ACT’s (acordos específicos dos bancos públicos) fazem referência ao cumprimento, por parte dos bancos, da integralidade da CCT (Convenção Nacional Fenaban).

Logo, ao aprovarem o acordo específico, os bancários estão automaticamente aprovando também a CCT.

>BB, Banri e CEF, votam seus ACT’s.

> Demais bancários, votam a CCT.

Entenda o contexto da Campanha

Foram 14 rodadas na Fenaban. Outras tantas mesas e debates com representantes das direções de bancos públicos para construir acordos coletivos específicos. E, desde o começo, os banqueiros pressionaram no sentido de se aproveitarem da pandemia para atacarem nossos direitos históricos.

A Fenaban que começou na mesa com o Comando Nacional dos Bancários oferecendo reajuste zero nas nossas verbas salariais, chegou a 1,5% de reajuste em 2020 e aceitou pagar o INPC (índice de inflação) mais 0,5% de aumento real em 2021. Os banqueiros também pagarão um abono de R$ 2.000,00 neste ano.

As PLRs, que chegaram a sofrer ameaça de se reduzirem em 48%, terminaram a negociação com seu modelo preservado, assim como a toda a nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Mantivemos nossos direitos e mostramos que nem mesmo a ameaça de perder tudo por causa do fim da ultratividade na reforma trabalhista se confirmou.

Entenda as propostas da CCT construída com a Fenaban

Entenda as propostas do Banco do Brasil

Entenda as propostas da Caixa Econômica Federal 

Entenda as propostas do Banrisul

Convenção Coletiva de Trabalho – Fenaban

Veja a íntegra da proposta de CCT
Veja a íntegra da proposta PLR
Veja a íntegra da proposta Aditiva

– Proposta do Banrisul
– Proposta da Caixa
– Proposta ACT BB
– Proposta PLR BB

Votações no sistema Vota Bem

A partir das 20h deste domingo, 30/8, estará disponível o sistema de votação nacional unificado Vota Bem (https://bancarios.votabem.com.br/). O sistema fica aberto ao acesso até as 23h59 da segunda-feira, 31/8.

> Digite sua matrícula funcional

> Seu CPF

> Data de nascimento

Resultado da votação da assembleia

O resultado da votação será informado no site do Sindicato para a sua base. Os bancários da base do Sindicato votarão numa plataforma que reúne os colegas de todo o país.

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER