Forum Social Mundial começa nesta terça-feira, 21/1, com a XII Marcha de Abertura pela vida e liberdade religiosa. Inscrições podem ser feitas na sede do SindBancáiros ou diretamente no site da organização do evento
A Casa dos Bancários (rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre) será um dos locais presenciais para fazer a inscrição ao Forum Social das Resistências 2020, no primeiro dia do evento nesta terça-feira, 21/1. A partir das 9h, a sede do SindBancários recebe inscrições presenciais.
Mas, se você preferir garantir sua participação no evento cujo primeiro dia será marcado pela “XII Marcha de Abertura pela vida e liberdade religiosa”, a partir das 16h, você pode fazer diretamente de seu computador ou celular.
As inscrições online podem ser feitas preenchendo formulário disponível no endereço http://forumsocialportoalegre.org.br/inscricoes-3/
A taxa de inscrição é R$ 20 e deve ser realizada no momento do credenciamento presencial na sede do Sindicato dos Bancários.
INSCRIÇÃO
Neste ano, para facilitar o processo, contaremos apenas com uma ficha de inscrição para todas as formas de participação no Fórum Social das Resistências. Você pode acessá-la aqui http://forumsocialportoalegre.org.br/inscricoes-3/
As inscrições podem ser feitas presencialmente no SindBancários (R. Gen. Câmara, 424 – Centro Histórico, Porto Alegre) a partir do dia 21 de janeiro – e nos dias 22 e 23 de janeiro – das 9h às 17h.
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 reais e o pagamento deverá ser realizado diretamente no credenciamento.
Devido a problemas operacionais, nesta edição, a organização do Fórum Social Mundial das Resistências 2020 informa que não haverá pagamento online. Apenas presencialmente no credenciamento.
Em caso de dúvidas consulte o site: forumsocialportoalegre.org.br ou entre em contato através do [email protected]
Entre os dias 21 e 25 de janeiro, Porto Alegre sedia o Fórum Social das Resistências 2020, sob o tema “Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta”. O evento, que reunirá uma série de atividades como plenárias, seminários e a Marcha dos Povos em Resistência, a partir das 16h, com concentração no Largo Glênio Peres, Centro de Porto Alegre, também se propõe a discutir mudanças para o Fórum Social Mundial (FSM), que teve a sua mais recente edição em 2016, no Canadá.
Sindicato é sede de eventos
O SindBancários sedia dois eventos de debate na quarta-feira, 22/1. No Auditório Olívio Dutra da Casa dos bancários, será realizada a partir das 9h a mesa-redonda “Trabalho, Saúde, Seguridade Social e Previdência”. O evento terá a presença de representantes do Conselho Nacional de Saúde, CUT, CTB, FSM Saúde e Seguridade Social e do Sindisprevi.
Além do debate sobre Saúde e Seguridade Social, no mesmo dia o Sindicato também dá espaço à Plenária Nacional de Saúde às 14h, com os mesmos participantes. Mais tarde, às 17h, será a vez de discutir um tema muito presente e preocupante para os moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana: “Mineração e alterações do Código Estadual do Meio Ambiente”.
Outro mundo é possível
O FSM surgiu em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que ocorre anualmente em Davos, na Suíça, e é sustentado por mais de mil empresas multinacionais, em defesa da expansão do neoliberalismo.
Desde o início, o FSM já visitou 9 países em suas 12 edições.
Programação
Entre as principais atividades do Fórum está uma marcha de abertura, prevista para o primeiro dia do evento, no final da tarde da próxima terça-feira, 21/1, que irá partir do Largo Glênio Peres e encerrar no Largo Zumbi dos Palmares, com o Ato por Democracia e Direitos dos Povos.
A programação também irá contar com discussões sobre a conjuntura internacional e latina, plenárias sobre diferentes temas ligados à resistência, exibição de filmes, cerca de 50 atividades autogestionadas, a Feira de Economia Solidária e o Festival das Culturas de Resistência.
Confira aqui a programação completa do FSdasResistências 2020
Os participantes poderão se inscrever nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, das 9h às 17h, na Casa dos Bancários, sede do SoindBancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)
Dúvidas ou informações adicionais podem ser obtidas através do e-mail: [email protected]
Hospedagem Solidária
Ao invés do tradicional Acampamento da Juventude, para receber os participantes do Fórum, será disponibilizado espaço em ocupações urbanas da Capital.
São cerca de 300 vagas nas ocupações Ksa Rosa, Saraí e Assentamento 20 de Novembro. Ezequiel Morais, dirigente do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, conta que “as famílias estão se sentindo parte de uma luta em prol de seus direitos e que agora sabem que não estão sós na resistência”.
Os interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected]
Comitê Organizador
Fazem parte do Comitê Organizador: Abong, Ação Educativa, CAMP, CEAAL, CEBs, Clacso, CNJP, CUT, CTB, UGT, FALP, FMEducação, FS das Pessoas Idosas, FMML, FREPOP, FUNPOTPMA, Ibase, IDhES Instituto, Instituto Ethos, Instituto Parrhesia, IPF, Geledés, MMM, MNLM, Movimento Comunitário, Profetas da Ecologia, RECID, SEMAPI, Sindicato dos Artesões, UBM, UNEGRO, UNIVENS, Vida Brasil e VPoa.
Fonte: Imprensa SindBancários, com CUT-RS e Sul21