Reunião com analistas Banrisulenses que participam de ação de 7ª e 8ª horas abre perspectiva para novos grupos

Por cerca de duas horas, na noite da segunda-feira, 13/7, analistas Banrisulenses que são representados pelo SindBancários na ação coletiva que cobra do Banrisul o pagamento da 7ª e 8ª horas para essa função, participaram de uma reunião de esclarecimento no auditório da Casa dos Bancários. Durante o encontro, eles ouviram dos assessores jurídicos do Sindicato e da Fetrafi-RS, os advogados Antonio Vicente Martins e Milton Fagundes, detalhes do andamento do processo.

A fase é de recurso dos advogados em virtude de um entendimento do judiciário de que a ação não poderia ser através de substituição processual  porque haveria vários tipos de analistas.

O recurso está contestando esse entendimento. Os advogados do Sindicato entendem que uma norma do banco (NI 002) não especifica analistas em relação às suas distintas áreas de atuação. Ainda não há resultado para este recurso. “O Banrisul tem uma descrição para cargo de analista. Mas contesta a ação de horas extras, alegando que os analistas recebem função gratificada o que configuraria função de confiança. A descrição do cargo de analista é uma só, está contida na norma interna do banco, é isto que faz o direito que estamos alegando ser homogêneo e cabível a substituição processual”, explicou o advogado Antonio Vicente Martins.

Segundo o advogado Milton Fagundes, o recurso já foi interposto e não tem data definida para a decisão. “Estamos discutindo se o Sindicato pode ou não representar. Nós entendemos que sim porque a norma do banco reconhece o cargo de analista e a descrição do cargo é clara. A função está definida e, em nossa opinião, cabe reivindicarmos o direito homogêneo de todos os representados pelo Sindicato nesta ação”, acrescentou Milton Fagundes.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, disse que a ação de 7ª e 8ª horas é muito importante para o Sindicato e para os bancários do Banrisul e que o Sindicato está tomando todas as providências necessárias para construir uma decisão favorável e rápida. “Os nossos advogados acompanham permanentemente os passos dessa ação. Sabemos que os colegas do Banrisul estão esperando uma decisão. A velocidade da ação não depende somente do Sindicato. Precisamos esperar pelo juiz. Estamos numa fase de discussão processual, não de discussão de direitos”, diz Gimenis.

A diretora de comunicação do SindBancáiros e funcionária do Banrisul, Ana Guimaraens, explicou que novas ações estão sendo organizadas. Ela pede que os colegas fiquem atentos e que se sindicalizem. “Já estão em cálculo as ações de integração na gratificação semestral do ADI e das horas extras.  Porém, estamos estudando abrir novos processos coletivos e quem tiver interesse em participar terá que estar sindicalizado”, esclareceu a diretora.

Saiba como se sindicalizar

Para se sindicalizar e participar de uma ação coletiva, siga os seguintes passos:

> Imprima a ficha de sindicalização anexada nesta reportagem

> Preencha com seus dados cadastrais

> Você verá que na parte de cima da ficha há uma sessão chamada AUTORIZAÇÃO. Preencha com a data e assine para autorizar o Sindicato a proceder o desconto em folha das mensalidades e contribuições fixadas em assembleia geral.

> Mais abaixo será necessária nova assinatura.

> Após preencher, entregue para o diretor sindical da região de localização da sua agência ou na sede do Sindicato (General Câmara, 424, Centro Histórico – Porto Alegre). Pode deixar a ficha preenchida na recepção do Sindicato ou entregá-la para a Adriana no setor de Arrecadação.

https://www3.sindbancarios.org.br/wp-content/uploads/2015/07/FICHA_RECADASTRAMENTO_SINDICALIZACAO.pdf

Fonte: Imprensa SindBancários

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER