Região de Santa Maria sofre quatro ataques a bancos na quinta e fim de semana

Um caixa eletrônico do Santander, situado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, foi arrombado na quinta-feira, 15/10, mas o roubo só foi constatado nesta segunda, 19. Os criminosos levaram R$ 33.480,00 após abrirem dois buracos no equipamento pagador. Conforme a Polícia Civil, o que levou à demora para se perceber o ataque foi a localização do caixa do Santander, situado em um gabinete ao lado do posto de combustíveis, na entrada do campus, onde não há sistema de segurança ou câmeras de monitoramento.

Banco do Brasil

Ainda em Santa Maria, a agência do Banco do Brasil situada na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, sofreu uma tentativa de furto na madrugada de domingo último, 18 (foto acima). Segundo a Brigada Militar, ladrões entraram no banco e chegaram até a sala onde fica o cofre. Eles usaram um maçarico para tentar abrir o equipamento, mas teriam sido surpreendidos pelo alarme, acionado por volta das 3h. Os bandidos fugiram sem levar nada.

No local, abandonaram um botijão de gás de 6Kg, um botijão de oxigênio de 34,2Kg, dois pés de cabra, spray de tinta preta, dois alicates de corte, três chaves de fenda, duas chaves de boca, duas latas de espuma de poliuretano e quatro serras, entre outros materiais.

Banrisul

Igualmente no domingo, foi a vez da agência do Banrisul localizada no bairro Camobi, também em Santa Maria, sofrer um ataque. O arrombamento aconteceu por volta das 13h30. A agência fica na ERS-509, a Faixa Velha, próximo ao trevo da UFSM. Apenas um caixa eletrônico ficou danificado com uso de um maçarico. Não há informações se os ladrões conseguiram levar o dinheiro.

Itaara

Também no domingo, um caixa eletrônico do Banrisul foi alvo de arrombamento em Itaara, localizada igualmente na Região Central do estado. A Brigada Militar foi acionada por vizinhos por volta das 12h40. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o caixa eletrônico com a frente cortada por maçarico. Os criminosos levaram dinheiro, mas a polícia não informou o valor. A perícia foi chamada e interditou o local.

Os números da insegurança

Com estes quatro arrombamentos, de quinta-feira até domingo último, chega a 16 o número de ataques, assaltos e arrombamentos de postos e agências bancárias em todo o estado apenas neste mês. Em parte, os números elevados da criminalidade são consequência da precarização de salários e condições de trabalho do pessoal da segurança pública. “Esta política recessiva implantada no estado pelo governador José Ivo Sartori despreza a segurança dos bancários e de toda a população gaúcha”, afirma o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.