Redemoinho entra em cartaz no CineBancários

Dentre as estreias de 2017, Redemoinho, de José Luiz Villamarim, estreia no Cinebancários a partir do dia 09 de fevereiro, nas sessões das 15h e 19h. O longa marca o primeiro trabalho do diretor no cinema e traz no elenco nomes como Irandhir Santos, Julio Andrade, Cássia Kis e Dira Paes.

Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os cartões Vale Cultura do Banrisul, Banricompras, Visa e Mastercard.

SINOPSE REDEMOINHO

Luzimar (Irandhir Santos) e Gildo (Julio Andrade) são dois grandes amigos de infância, que se reencontram depois muitos anos afastados. Eles cresceram juntos em Cataguases, interior de Minas Gerais. Luzimar nunca saiu de sua cidade e trabalha numa fábrica de tecelagem. Gildo mudou-se para São Paulo onde acredita ter se tornado um homem mais bem sucedido. Na noite de Natal, Luzimar e Gildo se confrontam com o passado e, num intenso mergulho em suas memórias, partem para um arriscado acerto de contas.

APRESENTAÇÃO

Diretor das séries Nada Será Como Antes e Justiça, José Luiz Villamarim retoma a parceria dos sucessos O Canto da Sereia, Amores Roubados e O Rebu com o roteirista George Moura em Redemoinho, longa de estreia de Villamarim. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri Oficial e o de Melhor Ator para Julio Andrade no Festival do Rio 2016. No Festival de Havana, esteve presente na seção oficial Opera Prima. Já na 40a Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo. Também fez parte da 10a Mostra de Cinema de Belo Horizonte.

O longa mostra o reencontro dos grandes amigos de infância Luzimar (Irandhir Santos) e Gildo (Julio Andrade), que cresceram juntos em Cataguases, no interior de Minas Gerais, mas ficaram muitos anos afastados. Luzimar trabalha em uma fábrica de tecelagem e nunca saiu de sua cidade. Gildo mora em São Paulo e acredita ter se tornado um homem mais bem sucedido. Na véspera do Natal, Gildo chega a Cataguases para ajudar a mãe, Dona Marta (Cássia Kis), a vender a casa da família. Já Luzimar, casado com Toninha (Dira Paes), por quem é apaixonado, tenta guardar de todos um segredo. Mas a volta do velho amigo pode mudar seus planos e lançá-lo em um arriscado acerto de contas. “Redemoinho fala do conflito e da angustiante dúvida sobre quem fez a melhor escolha: aquele que partiu da cidade onde nasceu ou aquele que escolheu ficar”, define Villamarim. “Gildo sai de Cataguases, mas Cataguases não sai de dentro dele. Também é uma história sobre a amizade e a implosão dos laços de afeto familiares, que traz uma série de questões sobre esse país em transe no qual vivemos nos dias de hoje.”

Rodado ao longo de dois meses na cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira, a 320 km de Belo Horizonte, Redemoinho conta ainda com as participações de Camilla Amado, Cyria Coentro, Démick Lopes e Inês Peixoto. O filme é baseado no livro Inferno Provisório – O Mundo Inimigo Vol. II, do escritor mineiro Luiz Ruffato. Além da dupla Villamarim/Moura, outros parceiros habituais das séries colaboram no filme. A fotografia é de Walter Carvalho, o mesmo que assinou luz e câmera de O Canto da Sereia, Amores Roubados e O Rebu, além de ser responsável pelas imagens de Central do Brasil, Amarelo Manga, O Céu de Suely, entre muitos outros. A direção de arte é de Marcos Pedroso (Praia do Futuro, Que horas ela volta?), e a montagem, de Quito Ribeiro (Tim Maia, Bróder). O longa é uma produção da Bananeira Filmes, responsável por filmes premiados no mundo todo como O Palhaço, A festa da menina morta, Mate-me por favor e Deserto. Globo Filmes, Telecine e Canastra Produções assinam a coprodução e a Vitrine Filmes (Aquarius, O Som ao Redor) é a distribuidora.

FICHA TÉCNICA

2016 / Brasil / Ficção / 102 minutos
Direção: José Luiz Villamarim
Produtora: Vania Catani