Rap de rua agita campanha salarial

Em semana decisiva, atividade do SindBancários leva intervenção cultural a agências bancárias

A rotina de alguns trabalhadores bancários do centro de Porto Alegre transcorreu diferente na manhã desta quinta-feira (25). Isso porque o rap de improviso do coletivo Rima na Estação invadiu corredores de agências do Banrisul, Caixa, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco e Safra em atividade de mobilização da campanha salarial deste ano, que está em semana decisiva.

Por meio de rimas, os artistas levaram mensagens sobre a luta dos bancários, que enfrentam o desrespeito da Fenaban com propostas absurdas nas mesas de negociação. Solidários às reivindicações por reajuste salarial e condições de trabalho decentes, clientes e usuários dos bancos mostraram-se receptivos à intervenção.

O secretário-geral do SindBancários, Luis Gustavo Soares, destacou que a atividade é uma forma de aumentar a pressão sobre os banqueiros neste momento mais tenso da campanha. “Depois de diversas rodadas de negociações, a Fenaban apresenta proposta que desrespeita os trabalhadores. Continuaremos intensificando as atividades até conseguirmos uma proposta justa para categoria”, afirmou.

Tradicionais nas ações do Sindicato, as apresentações artísticas são uma forma de levar leveza e cultura para os bancários, acostumados a uma rotina pesada de trabalho. Segundo comenta a diretora de Cultura e Sustentabilidade da entidade, Ana Guimaraens, a atividade lúdica desta quinta promoveu uma interação positiva com os bancários no contexto de campanha salarial. “O pessoal levou um hiphop bacana às agências, rimando com elementos da nossa campanha e denunciando as propostas dos banqueiros, que mesmo lucrando milhões não reconhecem o trabalho dos trabalhadores bancários”, observou a dirigente.

“Nosso sindicato apoia e preza muito pela cultura porque entende que é uma ferramenta superimportante para aproximar as pessoas do sindicato e para mostrar que não fazemos só luta, discussão política da construção de classes e da melhoria do salário, mas também buscamos levar arte e eventos culturais para os bancários e bancárias”, salientou Ana.

Entre rimas que misturam humor e consciência social, o coletivo Rima na Estação criticou o desrespeito dos banqueiros, cujo setor é o que mais lucra no país. Para Delgado, um dos integrantes do Rima na Estação, a intervenção no ambiente dos bancos foi uma experiência interessante por agregar a arte do coletivo à luta dos bancários. “É uma luta que faz diferença na sociedade, então ficamos felizes de levar nossa cultura urbana, o hip hop, a esses espaços e usar nossa arte como ferramenta de protesto e manifestação”, contou o artista.

Semana decisiva e assembleia da campanha

Até o momento de fechamento desta matéria, a Fenaban propôs o reajuste de 6,73% nos valores fixos da PLR, o que corresponde a apenas 75,7% do INPC, com perda de 1,97% para os trabalhadores (considerando a estimativa da inflação de 8,88% em 31 de agosto). Mais cedo, os bancos vieram com proposta ainda mais rebaixada: de 6,22% para os valores fixos da PLR (70% do INPC, com perda de 2,44%). Depois de uma pausa nas negociações, apresentaram a proposta de 6,73%. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou as duas propostas na mesa.

O Comando Nacional dos Bancáriosreinvindica INPC integral dos últimos 12 meses, mais aumento real de 5%, e valores diferenciados no vale alimentação e refeição – segundo a inflação dos alimentos projetada para 15,37% para o final de agosto.

De acordo com o diretor de Comunicação da entidade, Gilnei Nunes, as negociações em São Paulo estão muito difíceis e a categoria precisa estar unida para enfrentar os próximos passos. “Hoje foi mais um dia de mobilização nesta reta final, até porque com o fim da ultratividade temos que fechar o nosso acordo até o final do mês. O Comando está novamente reunido com os banqueiros em São Paulo e esperamos que tenham uma nova proposta”, comentou. Gilnei lembrou ainda que o Sindicato convocou para esta sexta-feira (26) plenária e assembleia virtual da campanha.

A Assembleia começa com uma plenária virtual pelo Zoom com primeira chamada às 18h e segunda chamada às 18h30. E ficará aberta no sistema de votação https://bancarios.votabem.com.br de 19h até 23h59 do mesmo dia.

Confira aqui como participar da assembleia.

SindBancários convoca Assembleia da Campanha Salarial

Confira mais fotos da atividade:

Texto: Amanda Zulke
Fotos: Eduardo Seidl