Racismo Estrutural é tema de curso na Casa dos Bancários

Aulas acontecem no dia 30 de novembro

O Instituto Luiz Gama promove, no dia 30 de novembro, das 9h30 às 18h30, o curso Racismo Estrutural e o Estado de Direito. As aulas são baseadas nos estudos sobre “Racismo Estrutural” do professor Dr. Silvio Luiz de Almeida, também abordando a dinâmica do Estado contemporâneo com Prof. Dr. Camilo Onoda Caldas, a partir de sua experiência na advocacia em casos envolvendo racismo e suas relações com Teoria Geral do Estado.

O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação na área de ciências humanas, juristas, jornalistas, gestores da área pública e privada, membros de movimentos sociais e todos os interessados no debate de questões étnico-raciais. Estudantes e professores da rede pública tem bolsa de estudos de 50%.

O Instituto Luiz Gama atua há mais de dez anos na defesa dos direitos humanos em especial no âmbito das questões étnico-raciais. Aos participantes será fornecido um certificado de 8h.

Para se inscrever, clique aqui

CONTEÚDO DO CURSO

MÓDULO 1: ESTADO DE DIREITO

Dinâmica do Estado contemporâneo, ideologia jurídica e políticas corporativas antidiscriminatórias

Ações práticas e estratégia para o enfrentamento jurídico do preconceito e da discriminação

MÓDULO 2: RACISMO E IDEOLOGIA

Preconceito, Racismo e Discriminação

Três concepções de racismo: individualista, institucional e estrutural

MÓDULO 3: RACISMO, POLÍTICA E DIREITO

Raça, nação e Direito

Biopolítica, Necropolítica: Racismo e antirracismo

MÓDULO 4: RACISMO E ECONOMIA

Racismo, desigualdade e desenvolvimento sócio-econômico

Crises contemporâneas e racismo

Sobre os palestrantes

Silvio Luiz de Almeida

Docente da FGV-SP em compliance anti-disciriminatório, da Universidade Presbiteriana Mackenzie no programa de Mestrado e na graduação de Direito, da Universidade São Judas Tadeu na graduação de Direito. Pós-Doutor e Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Mestre e graduado em Direito (Mackenzie) e graduado em filosofia (FFLCH-USP). Realizou nos últimos anos palestras sobre a questão racial nas principais Universidades e Instituições do Brasil e do Exterior, incluindo Harvard, Oxford, King’s College e Duke dentre outras.

Camilo Onoda Caldas

Docente do programa de mestrado e de MBA da Escola Paulista de Direito (EPD) e da graduação de Direito da Universidade São Judas Tadeu. Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Mestre e graduado em Direito (Mackenzie) e graduado em filosofia (FFLCH-USP). Pesquisador, autora da obra Teoria Geral do Estado (Editoria Ideias & Letras) e advogado atuante em casos relacionados com a questão étnico-racial e racismo.

Foto e texto: Divulgação