Quadrilha tenta assaltar banco em Canoas e troca tiros com BM

Ataque aconteceu no início da manhã desta quinta, 04/06, e não houve feridos

No início da manhã desta quinta-feira, 04/06, um grupo de criminosos com armamento pesado tentou assaltar uma agência do Santander localizada no bairro Niterói, em Canoas, próximo a BR-116. Os criminosos estavam rendendo os funcionários que chegavam para o trabalho no banco. Um popular observou que havia um roubo em andamento e alertou a PM. Quando uma viatura do 15º BPM aproximou-se da agência, seis assaltantes encapuzados efetuaram os tiros que acertaram o para-brisa do veículo, caindo os estilhaços sobre os brigadianos.

Outro carro

Um Honda Civic que passava pelo local também foi atingido pelos disparos. A operação de buscas do 15º BPM prossegue na região e um alerta foi dado para os batalhões das cidades vizinhas. O Batalhão de Aviação da BM enviou um helicóptero para a região. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil também estão mobilizadas.

Os criminosos fugiram em um Toyota Etios, de cor preta, que já foi encontrado na Rua Germânia, na área central de Canoas. Na área, os assaltantes roubaram um Volkswagem Gol, de cor vermelha, que também teria sido abandonado pelos bandidos. Um segundo veículo pode ter sido usado na fuga. O roubo a agência bancária, que está isolada para o trabalho do Instituto-Geral de Perícias, não foi consumado.

Atenção dobrada

Para o presidente em exercício do SindBancários, Luciano Fetzner, os roubos a agências bancárias podem voltar a crescer, a partir do fechamento ou funcionamento parcial de inúmeros outros negócios, lojas e restaurantes, e até mesmo com a redução de pedestres nas ruas. “A pandemia terminou reduzindo o número de alvos dos assaltantes”, diz Fetzner. “Também vale observar que nos últimos meses, com a prisão e morte de muitos criminosos especializados em ataques a bancos, o número de assaltos deste tipo havia se reduzido. Mas a realidade está mostrando que os bancos também precisam tomar medidas mais efetivas para proteger bancários, os clientes das agências e até os vigilantes”, concluiu o sindicalista.

Fonte: Notícias Radio Guaíba e Gaucha ZH, com edição da Imprensa SindBancários. Foto: BM/Divulgação