Proponentes apresentam projetos do OP

Em reunião aberta, os autores detalharam as propostas e tiraram dúvidas. Votação para escolha dos contemplados começa na quarta-feira.

Nesta quarta-feira (19), os autores dos 18 projetos que concorrem ao Orçamento Participativo do SindBancários 2023 apresentaram suas propostas em reunião aberta, no Zoom. Cada um teve um tempo máximo de 10 minutos para a apresentação. Esta também foi a oportunidade de tirar dúvidas sobre o processo.

Este ano, o OP recebeu um recorde de inscrições, o que torna a escolha ainda mais difícil. “O OP é um processo democrático, que vem crescendo a cada edição. Ficamos muito felizes com a qualidade dos projetos apresentados”, destacou o secretário-executivo do SindBancários e coordenador do Orçamento Participativo, Luiz Cassemiro.

O diretor Financeiro do Sindicato, Tiago Vasconcellos Pedroso, destacou que o OP é um organismo vivo e que vai ser aperfeiçoado ano a ano, a partir das experiências anteriores. Ele também exaltou o caráter social dos projetos deste ano. “O Sindicato dá muita importância para o cuidado com o bem-estar da categoria e a realização de ações que melhorem a vida das pessoas e tragam bem-feitorias ao patrimônio da entidade”, afirmou.

De acordo com o calendário do Orçamento Participativo 2023, a assembleia geral para deliberação sobre os projetos acontece no dia 26 de julho e no mesmo dia é aberta a votação para a escolha dos contemplados, pelo sistema “Eleições SindBancários”, que se encerra no dia 29/7, às 23h59min.

Todos os bancários e bancárias sindicalizados da base do SindBancários poderão votar pelo sistema eletrônico. Serão escolhidos, no máximo, quatro projetos da Categoria A (até 2,5% do valor disponibilizado para o OP), quatro da categoria B (5% do valor), três da categoria C (10%) e dois projetos da categoria D (20%). Neste ano, serão destinados, ao total, R$ 200 mil para o OP, distribuídos nas quatro categorias.

Leia o edital

Veja os projetos participantes da seleção (alguns deles enviaram vídeos e outros materiais de divulgação dos projetos, acessíveis pelos links):

CATEGORIA A

Rúbia Zelina – Mostra Fotográfica Mulheres nas Ruas

Clenise Velleda – Doação de Ração para ONGs de proteção a cães, gatos e cavalos

Édison Amaral de Moura – Cozinha Solidária com entrega de marmitas

Amaro Silva de Souza – Festa de Natal / Distribuição de 600 refeições e 50 cestas básicas

CATEGORIA B
Igor Zago Pereira – Aquisição de Redes de Proteção e Fitas de Marcação, para a quadra de Esportes da AABB São Jerônimo

Luiz Fernando Carbone – Cestas Básicas e Equipamentos de Informática para escola em Viamão

Daniela Oliveira Lima Gaya – Empreendedorismo na Favela – Feira de produtos e eventos

Michele Carvalho Seixas Farias – Melhoria Equipamentos e Mobiliário para Grupo de Escoteiros

José Caetano Junior – Taekondo em Alvorada – equipamentos de proteção

Tatiana Póvoa Dias Ferreira – Balança de Plataforma para cooperativa de reciclagem

Leandro Grehs Leite – 5 Palestras sobre o Livro “Sofia e Otto: Porto Alegre a Pé” + 600 exemplares para distribuição

CATEGORIA C

Luis Carlos Figueiredo Bahiana – Copa Kids SindBancários – locação, brinquedos, uniformes, alimentação

Artur Ferreira Almeida – Centro de Artesanato e Hospedagem em Viamão. Bioconstrução com os critérios indígenas (apresentação em PDF)

Maiara Kauffmann – Peça de Teatro, “A Paixão de GH”. Custeio dos materiais de produção, artistas e demais despesas para 03 apresentações no Teatro da Arena

Fernando de Castro Rodrigues – Aquisição de materiais para acampamento e demolição de laje condenada (em risco) do Projeto Educando para Servir

Everaldo Vergara da Silva – Compra de instrumentos Projeto Isabelando – aulas de dança, Oficina de Percussão em Viamão

CATEGORIA D

Ana Berni Helebrandt – Horta Comunitária, doação de cestas, produção de absorventes (dignidade menstrual)

Samuel da Silva Farias – Financiamento de transporte para encontro de Escoteiros em Barreto.

Imprensa SindBancários