Projeto “Invisíveis – histórias para Acordar” tem mostra na CCMQ a partir do dia 05/11

Parceria com Portugal, o projeto transmídia dá voz e vez às mulheres e segmentos sociais considerados invisíveis pela sociedade.

Uma instalação do artista visual e performer Leandro Selister estará aberta ao público – com entrada franca – no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no Centro de Porto Alegre, com abertura às 17h do próximo dia 05 de novembro, sexta-feira. A mostra integra o projeto transmídia “Invisíveis – Histórias para Acordar”, e será marcada por uma performance de Selister com trilha sonora executada ao vivo. A apresentação será das artistas Deborah Finocchiaro, Denise Ovádia, Elaine Regina, Fernanda Copatti, e de Dejeane Arruée e Grazi Pires, do duo “50 Tons de Pretas”.

A exposição assinada por Selister mesclará imagens do seu projeto no Instagram “@tristicidade – cartografias do abandono e da (in)visibilidade”, com impressões contendo “os dez mandamentos das moradoras de rua”, criando uma instalação exclusiva para o projeto. Segundo o artista, a ideia é chamar a atenção para a situação de abandono e invisibilidade que aumenta a cada dia.

Brasil e Portugal

Importante destacar que a exposição na Casa de Cultura Mário Quintana, onde ficará até dia 05/12, terá uma duplicidade em Portugal, no mesmo período. No país europeu, a abertura da exposição será no Grémio Dramático Povoense, na cidade de Póvoa de Santa Iria, às 21h (horário local), com autoria de Daniel Gonçalves e da gaúcha Patrícia Soso, que também é responsável pela performance de abertura.

Não é demais ressaltar que o projeto “Invisíveis – Histórias para Acordar” é composto também por um espetáculo performático e por um podcast. O programa está sendo apresentado sempre às 19h das quartas-feiras, com reprise às 15h de sextas-feiras. Sempre na Rede Estação Democracia, Spotify, Google Podcast e Apple Music.

Programa internacional

A produção luso-brasileira, que dá espaço e ecoa múltiplas vozes femininas nos dois países, foi contemplada no mais importante fundo de apoio internacional para Artes Cênicas da América Latina, o Programa Iberescena 2020/2021. O projeto é integrado por um espetáculo virtual, duas exposições com performances (no Brasil e em terras lusitanas) e o podcast “Invisíveis – Histórias para Acordar”.

Seu conteúdo são relatos reais de diversos grupos femininos – em geral silenciados pela cultura machista – como mulheres e meninas em situação de rua, prostitutas, presidiárias, vítimas de tráfico humano, ciganas e idosas da zona de fronteira do Rio Grande do Sul com os países do Prata. “As pesquisas e a montagem do projeto levaram em conta a voz e os relatos de centenas de mulheres, com narrativas impressionantes e emblemáticas da condição feminina, abarcando não apenas uma grande diversidade, mas também atravessando limites de tempo e lugar”, dizem as organizadoras.

Apoio do SindBancários

No Brasil, a iniciativa tem o protagonismo da atriz e diretora Debora Finocchiaro e da jornalista e escritora Rosina Duarte, também incentivadora e organizadora, junto com Luiz Abreu, do jornal “Boca de Rua”, de Porto Alegre. A publicação – única do gênero que é escrita, fotografada e editada pelos próprios moradores de rua – já contou com o apoio do SindBancários e realizou exposição de imagens na sede da nossa entidade.

Acompanhe o podcast: http://sptfy.com/6zVi

Fontes: Projeto Transmídia Invisíveis – Histórias para acordar; grupos Companhia de Solos & Bem acompanhados (Brasil) e Casulo Núcleo de Artes Performativas (Portugal). Mais informações: jornalista Grazieli Binkoweski (51 98116 4278/ 3342 5397) / [email protected] . Imprensa SindBancários.

Quando: 05 de novembro a 05 de dezembro de 2021 | Performance de Abertura: 17h (Brasil) e 20h (Portugal)

Onde: No andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (Brasil), e no Grémio Dramático Povoense, em Póvoa de Santa Iria (Portugal)

Podcast

Quando: 13 de outubro a 10 de dezembro de 2021, sempre quartas-feiras às 19h com reprise às sextas-feiras às 15h na Rede Estação Democracia

Onde: Canal do Youtube de Deborah Finocchiaro, Rede Estação Democracia, Spotify, Google Podcast e Apple Music

REDES

Instagram: https://www.instagram.com/invisiveishistorias/

YouTube: www.youtube.com/deborahfinocchiaro

Facebook: www.facebook.com/companhiadesolosebemacompanhados

Acompanhe o podcast: https://sptfy.com/6zVi

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER