Procon notifica Banco do Brasil sobre prejuízos ao consumidor com fechamento de agências bancárias

O Procon Porto Alegre notificou na quarta-feira, 23/11, o Banco do Brasil para que, em 48 horas, esclareça quais medidas irá tomar para evitar que o consumidor sofra prejuízo com o fechamento de 402 agências em todo o país, sendo pelo menos 16 delas no Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor executivo do Procon Municipal, Cauê Vieira, a instituição deve informar quantas agências vai fechar na Capital e quais canais de atendimento vai colocar à disposição do consumidor.

O banco também deve apresentar ao Procon o plano de comunicação adotado para garantir a informação plena aos clientes sobre as mudanças a serem realizadas com a desativação das unidades, além de medidas a serem tomadas para minimizar filas e demora no atendimento.

Agências no estado

No início da semana, o BB informou à Rádio Guaíba que serão extintas as agências Voluntários da Pátria, Cristóvão Colombo, Dona Laura, Cidade Baixa, Carlos Gomes, Floresta e Salgado Filho. Também deixarão de operar duas agências em Caxias do Sul, e uma em Rio Grande, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Canoas, Pelotas e Passo Fundo.

Além de fechar agências, o BB vai ampliar o atendimento digital, lançar um plano de aposentadoria incentivada para 18 mil funcionários e propor redução de jornada de trabalho para parte dos servidores. Com a reestruturação, o banco vai reduzir o quadro em 9,3 mil vagas. Hoje, o total passa de 109 mil. A meta é economizar R$ 3,793 bilhões, anualmente.

Clientes

O encerramento das agências e a implantação das demais medidas vão ocorrer em 2017. O BB também divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 4003-5282 ou 0800 729 5282 para pessoas físicas e 4003-5281 ou 0800 729 5281 para empresas. A Central funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.

O banco informou que a mudança de agência é automática. Os clientes não precisarão fazer qualquer procedimento adicional e poderão manter os cartões e senhas para transações, mesmo que o número da conta mude.

Fonte: Imprensa SindBancários com informações e foto do Correio do Povo

 

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