Processo eleitoral ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa já começou

Prossegue até o dia 27 de dezembro o prazo para inscrição das chapas ao Conselho

Começaram nesta segunda-feira, 16/12, e vão até o dia 27, as inscrições das chapas que disputarão as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Podem participar o sócio titular do Saúde Caixa que esteja inscrito no Programa há, no mínimo, 12 meses anteriores à data de início da inscrição das chapas. O edital e o regulamento foram divulgados para funcionários da ativa, aposentados e pensionistas nos diversos canais de comunicação do plano, no último dia 11/12.

O candidato só pode concorrer por uma única chapa. As chapas deverão ser inscritas com cinco membros efetivos e cinco membros suplentes, devidamente indicados garantindo-se, no mínimo, dois componentes aposentados e dois da ativa.

Conquista dos empregados

“O Saúde Caixa é uma conquista dos empregados da Caixa. Por isso, é de fundamental importância a participação dos empregados, elegendo um conselho de usuários que seja participativo, até porque 2020 promete ser um ano de muitos mais embates com a Caixa. A luta será de manutenção da forma de custeio nos moldes atuais e reforçar nossa campanha de “Saúde CAIXA para Todos”, afirmou Fabiana Uehara Proscholdt, secretária da Cultura e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Sem caráter deliberativo

O Conselho de Usuários foi conquistado em 2003 para ser um instrumento de maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da Caixa.

O fórum não possui caráter deliberativo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa. O mandato é de 36 meses.