Os dois primeiros delegados sindicais eleitos foram consagrados nas urnas em votação na terça-feira, 7/4, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Durante o dia, a coleta de votos se estendeu pelo banco no Centro de Porto Alegre. Ao final do dia, foi contabilizada a coleta de 168 votos.
Foram eleitos os colegas Pablo Diogo Rex Cardoso, com 163 votos, e André Santana Leiva, com 122 votos. Três votos foram em branco. Os delegados sindicais são sindicalizados e representam o SindBancários nos locais de trabalho. Dúvidas em relação a cumprimento de direitos de trabalhadores por parte do banco, assim como questões que envolvam mobilizações para lutar por direitos e por demandas que não são atendidas têm no delegado sindical um agente fundamental.
“O delegado sindical é um grande parceiro na luta por melhores condições de trabalho. Costumamos dizer que é uma ferramenta da nossa luta. Um delegado tem por função e por dever organizar os colegas no local de trabalho, estar à disposição para tirar dúvidas e encaminhar questões ao Sindicato para que os dirigentes sindicais possam atuar. O delegado sindical é fundamental para ajudar o Sindicato a proteger e representar os trabalhadores”, explica do diretor do SindBancários e organizador do pleito no BRDE, Paulo Stekel.