Pressão do movimento sindical faz Santander voltar atrás no desconto das horas negativas

Após pressão do movimentos sindical, o Santander finalmente anunciou a prorrogação, até 31 de março de 2024, do acordo de compensação de horas negativas não trabalhadas durante a pandemia, com o aumento de 10% de abatimento, considerando as faixas de horas realizadas pelos funcionários no semestre. O acordo atual perderia a validade nesta quinta-feira 31 de agosto.

Com a prorrogação, não haverá desconto na folha de pagamento em setembro, e os trabalhadores terão mais sete meses para compensação, até 31 de março de 2024.

Também haverá um percentual de desconto no saldo, a depender de horas extras realizadas no período de 1º de setembro a 29 de fevereiro de 2024, nos seguintes termos:

20% para empregados que compensar de 30 a 59 horas;
30% para empregado que compensar de 60 a 100 horas;
40% para empregado que compensar de 101 a 150 horas;
50% para empregado que compensar de 151 a 180 horas.

“Reivindicamos a anistia completa das horas negativas geradas no período da pandemia, mas, diante da resistência do Santander, o movimento sindical bancário conseguiu negociar com o banco um prazo maior para compensação e com um percentual de desconto das horas que devem ser realizadas no novo prazo”, destacou o diretor do SindBancários e membro da Comissão de Organização dos Empregados do Santander, Luiz Cassemiro. “Consideramos um acordo razoável para os colegas, pois não terão desconto no seu holerite referente as horas em aberto como aconteceria no dia 31 de agosto. Nossa luta coletiva em defesa dos colegas é permanente. Convidamos aos que ainda não estão sócios do sindicato para que se associem. A nossa unidade nos fortalece”, finalizou.

Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo e edição da Imprensa SindBancários POA e Região