Presidente do SindBancários se licencia para concorrer a vereador

Everton Gimenis anuncia pré-candidatura a vereador nas eleições de 2020 em carta aberta sobre licenciamento da diretoria do Sindicato e fala aos bancários: “Até breve”

Carta aos(as) bancários(as) da base do SindBancários de Porto Alegre e Região

Everton Gimenis*

Estou me licenciando do cargo de presidente do SindBancários porque sou pré-candidato a vereador de Porto Alegre. Como vocês sabem, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região é uma das mais importantes entidades sindicais de defesa da categoria e da classe trabalhadora do nosso país. Tive a honra de ter sido democraticamente eleito como presidente por dois mandatos.

Estou ciente de que meu pedido de licença ocorre num momento de muita dificuldade, de bate, rebate e debates na boca do caixa nestes dias de pandemia do novo coronavírus. Nosso povo está sendo levado para o sacrifício. Entre aqueles que sofrem estão muitos bancários(as). Na batida do relógio do tempo, centenas de colegas e outros tantos milhares de trabalhadores deixam de viver por causa da política dos governos municipais, estaduais e, principalmente, do Planalto Central, cujo presidente coloca a vida do povo brasileiro em segundo plano em favor da economia e, acima de tudo, dos lucros.

Como os agentes da saúde e outras categorias, nós, bancários(as), também estamos na linha de frente. Estamos muito expostos à contaminação. A Covid-19, a doença do coronavírus, ronda nossos locais de trabalho, atormenta a nossa família e passa a fazer parte do nosso dia a dia.

Digo, com firmeza, que nós, bancários(as), sempre nos colocamos a favor da luta em defesa dos direitos do nosso povo, principalmente das pessoas mais sofridas e vulneráveis. Quando sonho com uma vida de liberdade e justiça, sonho com isso para Porto Alegre. É a esperança de aprendermos com tudo o que está acontecendo que também move minha decisão.

Sou um trabalhador do Bradesco e pretendo ser um representante da categoria bancária e dos(as) demais trabalhadores(as) no parlamento municipal. Assim, sei que os meus sonhos e as nossas esperanças estão depositados na luta e poderão ser representados nos votos daqueles que sejam tocados pela minha história construída e reconhecida pela categoria bancária.

Minhas pegadas marcam uma história de defesa dos bancários e do povo trabalhador. Os direitos da categoria bancária, da classe da trabalhadora e do povo sofrido será a minha principal bandeira no parlamento.

Meu segundo mandato de presidente do SindBancários está terminando. Aceitei esse desafio de ser candidato a vereador por conta dos ataques e retrocessos que atingem os(as) trabalhadores(as). Entendo que é necessário ter nos legislativos representantes da nossa classe social, a dos(as) trabalhadores(as), uma vez que somos maioria na sociedade, mas uma minoria representada nos espaços de poder que decidem e editam leis que regulam a vida de todos nós.

Por mais importante que seja e é nosso trabalho no Sindicato em defesa dos direitos dos bancários e dos demais trabalhadores, nossa luta prescinde de representantes no legislativo. É nessas instâncias de poder que são aprovadas ou extintas leis que mudam de fato a vida de todos nós.

Como em todas as esferas legislativas os representantes dos trabalhadores são minoria, as leis aprovadas têm servido para retirar direitos. Por isso, penso que temos de disputar e crescer nesses espaços. Por isso também aceitei o desafio nessa conjuntura tão adversa. Nunca fui de fugir da luta e não seria agora que o faria.

Minha pré-candidatura, portanto, está a serviço da luta e da união para superar este momento. Vou defender o trabalho decente, os direitos e lutar por uma vida melhor para nossa gente tão carente. O respeito à vida de todos nós será minha maior obsessão.

Muito obrigado por tudo, bancários e bancárias de Porto Alegre e Região. Vocês moram no meu coração. Contem sempre comigo! Até breve!

* Um bancário na luta em defesa do povo trabalhador