Premiado ‘Mato Seco em Chamas’ estreia no CineBancários em 23 de fevereiro

Segue em cartaz filme sobre a madrinha do samba, ‘Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho’

A programação do CineBancários passa por mudanças depois do Carnaval. Em 23 de fevereiro estreia o premiado filme brasileiro ‘Mato Seco em Chamas’, com sessões às 14h20 e 19h. Segue ainda na programação do cinema da Rua da Ladeira o filme sobre a madrinha do samba, ‘Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho’, às 17h.

‘Mato Seco em Chamas’ é um longa ficcional, de base documental, dirigido por Adirley Queirós e codirigido pela portuguesa Joana Pimenta. O filme conta a história das “Gasolineiras de Kebradas”, um grupo de mulheres que descobre petróleo na Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Ela vendem combustíveis para motoboys, que as ajudam a se proteger contra as milícias armadas do Brasil bolsonarista.

O filme vem ganhando amplo reconhecimento da crítica e já foi premiado em importantes festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Cinema de Berlim, um dos mais prestigiados do mundo. ‘Mato Seco’ conquistou também o grande prêmio do Festival Cinéma du Réel (Cinema do Real, em tradução livre), em Paris, um dos mais importantes festivais de documentário da Europa. A consagração veio quando o longa recebeu dois dos prêmios mais importantes do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema.

‘Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho’ foi exibido pela primeira vez no Festival do Rio, em uma emocionante sessão seguida da roda de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador. O filme foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular no 17º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (João Pessoa, PB).

Criada na zona sul do Rio de Janeiro em uma família de classe média, Elizabeth Santos Leal de Carvalho iniciou sua trajetória musical na Bossa Nova. Com o tempo, Beth percebeu que aquela bolha elitista não condizia mais com suas ideias e interesses. Assim, tomando como suas principais referências Clementina de Jesus e Elizeth Cardoso – cantoras para quem dedicou seu primeiro álbum de samba (“Canto Por um Novo Dia”) – Beth se entregou aos ritmos da periferia, mudando o curso de sua carreira e, mais do que isso, do futuro de todo um gênero musical.

Até seus últimos momentos, Beth se dedicou a fazer registros audiovisuais de todos os grandes sambistas que passaram por seu caminho. Nelson Cavaquinho, Cartola, Almir Guineto, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, entre outros tantos nomes de diferentes gerações, tiveram suas composições registradas, estudadas e gravadas na voz da cantora. Foi assim que a intérprete usou seus privilégios para tirar do anonimato diversos gigantes da música brasileira e, assim, levou o samba do morro aos estúdios de gravação. Entre seus muitos sucessos, estão: “Folhas Secas” (composição de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), “Vou Festejar”(Jorge Aragão, Dida e Neoci) e “Coisinha do Pai” (Almir Guineto, Jorge Aragão e Luiz Carlos da Vila).

Pouco antes da morte da cantora, o cineasta Pedro Bronz propôs à Beth que seu valioso acervo fosse transformado em documentário. Com o aval imediato da madrinha do samba, a equipe começou um trabalho minucioso de restauração do material. No total, 800 fitas VHS foram abertas, limpas e redigitalizadas. Cerca de 2 mil horas de memórias em formato de vídeo passaram por uma difícil curadoria até caberem em um longa-metragem de duas horas.

Programação CineBancários

23 de fevereiro a 1º de março (não há sessões nas segundas-feiras)

14h20: Mato Seco em Chamas
17h: Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho
19h: Mato Seco em Chamas

Mato Seco em Chamas
Direção: Adirley Queirós e Joana Pimenta
Brasil / Drama / 2022 / 153min
Sinopse: Léa conta a história das “Gasolineiras de Kebradas”, tal como ecoa pelas paredes da Colméia, a Prisão Feminina de Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Elenco: Joana Darc Furtado, Lá Alves da Silva, Andréia Vieira, Débora Alencar, Gleide Firmino, Mara Alves.

Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho
Direção: Pedro Bronz
Brasil / Documentário / 2022 / 115min
Sinopse: Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Seus outros talentos e sua sensível capacidade de percepção da realidade que a cercava fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.

Ingressos
Os ingressos do Cine Bancários podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados à CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Telefone (51) 3030.9405
E-mail [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias