População gaúcha diz não às privatizações

Plebiscito Popular Sobre as Privatizações no RS ocorreu entre 16 e 24 de outubro; live nesta quarta, 3/10, avalia resultado

No total de votos online e presenciais, 90.265 pessoas participaram da votação do Plebiscito Popular sobre as Privatizações no RS. A ampla maioria disse não às privatizações promovidas por Eduardo Leite (PSDB) no estado e por Bolsonaro (sem partido) no país.

Na avaliação da coordenação estadual, o voto de quase 100 mil pessoas, num plebiscito organizado pelos movimentos populares, sem recursos financeiros e sem publicidade na grande mídia, mostra que a sociedade quer participar das decisões do Estado todos os dias e não ser chamada a votar apenas a cada quatro anos.

Participantes do Comitê Estadual destacaram a riqueza do diálogo realizado com a população gaúcha. “Percebemos que muitas pessoas não sabiam que a Corsan estava sendo privatizada. O resultado do plebiscito explica por que o governo Leite tirou a consulta da Constituição. Quando o povo tem a oportunidade de se manifestar, ele defende o patrimônio e os serviços públicos.”

Veja o resultado

Total de Participantes: 90.265 (Votos Válidos do Decidim mais total presencial)

Cidades com votação presencial: 91 municípios de 24 Regionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes)

1) Energia elétrica, água, saneamento, saúde, transporte coletivo, correios são serviços públicos essenciais ao povo. Você concorda com a entrega destes serviços para empresas privadas?

Não – 85.958

Sim – 3.777

Brancos – 91

Nulo – 439

2) Banrisul, Corsan, Procergs, CRM, Sulgas, Eletrobras, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa, Trensurb e Carris são patrimônio público e prestam serviços essenciais ao nosso desenvolvimento. Você concorda que este patrimônio seja entregue para empresas privadas?

Não – 86.402

Sim – 3.319

Brancos – 34

Nulo – 410

3) Você concorda que o governador entregue o patrimônio público sem ouvir a população?

Não – 87.689

Sim – 2.044

Brancos – 118

Nulo – 414

A Live de anúncio e balanço do resultado será transmitida na página do SindBancários no facebook.

https://www.facebook.com/SindBancarios.PoA

O resultado do Plebiscito Popular sobre as Privatizações no RS será apresentado em live, nesta quarta-feira, 3/10, às 18h, pela página do Plebiscito, com transmissão pelas páginas dos movimentos e sindicatos que compõem o Comitê Estadual.

O Brasil de Fato RS também transmite a atividade em sua página no Facebook.

Para fazer o balanço, participam da transmissão o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis, a diretora da Fetrafi-RS, Ana Furquim, o diretor da Federação dos Metalúrgicos do RS, Milton Viário, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Corsan, deputado estadual Jeferson Fernandes e as coordenadoras dos Comitês Municipais do Plebiscito Maria Celeste (Porto Alegre), Piccola Veadrigo (Caxias do Sul) e Letícia Veloso (Viamão).

Fonte: Brasil de Fato

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER