PL da Insegurança Bancária: SindBancários participa de audiências com vereadores de Porto Alegre

Dirigentes sindicais ampliam diálogo para debater novamente fim das portas giratórias em agências bancárias da cidade

Na tarde desta quinta-feira, 16 de fevereiro, diretores e diretoras do SindBancários e da Fetrafi-RS tiveram audiências com vereadores sobre o Projeto de Lei 244/2022, que desobriga a necessidade de portas giratórias na frente das agências bancárias da cidade. O objetivo do movimento sindical é ampliar o debate com os parlamentares, uma vez que o projeto foi aprovado no Legislativo sem discussão prévia com os atores interessados na matéria.
A primeira parada da comitiva de bancários foi o gabinete do autor do projeto, o vereador Ramiro Rosário (PSDB).

Na ocasião, o vice-presidente da CUT-RS e ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Everton Gimenis, expôs ao parlamentar todas as inconsistências do PL aprovado na Câmara no final de 2022. “Tentamos sensibilizar o vereador sobre o risco que o fim da obrigatoriedade das portas de segurança representa para a sociedade e para os trabalhadores bancários.”, explicou.

Durante o encontro, os representantes dos trabalhadores ressaltaram que o argumento usado pelo vereador para aprovar o projeto, ou seja, de que não é necessário haver portas onde não há numerário, não é válido. “Bancários e bancárias têm acesso às contas de clientes, pois precisam fazer movimentações financeiras. E os criminosos sabem disso. Sem uma porta de segurança, podem entrar no banco, render um funcionário e exigir que transfira valores entre contas”, explicou o secretário-geral do Sindicato, Luís Gustavo Soares, exemplificando o golpe da transferência bancária, que já vem sendo aplicado em agências com segurança reduzida.

Diálogo

Em seguida, a comitiva conversou com assessores do vereador Gilson Padeiro (PSDB), que votou favorável ao PL. O diálogo foi produtivo e a equipe se comprometeu a retomar o tema com o parlamentar, entregando um ofício com argumentos contrários ao Projeto. “Estamos procurando os vereadores que votaram a favor da retirada das portas para expor os riscos envolvidos nessa lei da insegurança bancária e nos primeiros contatos estamos conseguindo promover boas conversas. Podemos evitar tragédias ao barrar essa lei. Fica também o apelo para os bancários se juntarem a essa campanha e até buscar e indicar os contatos doe parlamentares para podermos ampliar o debate”, afirmou a Após a diretora da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz.

Veta, Melo

O vereador Pedro Ruas (PSol) também recebeu a comitiva, fazendo questão de demonstrar o seu compromisso com a categoria bancária, com a luta contra a sanção do PL e pelo diálogo com a prefeitura municipal. “Estamos todos na mesma campanha, que é o Veta, Melo. As portas giratórias são vitais para a segurança dos trabalhadores”, enfatizou o vereador, mencionando a campanha do SindBancários e Fetrafi-RS pelo veto ao PLL 244.

Durante a reunião com Ruas, a diretora da Fetrafi-RS Priscila Aguirres destacou as inúmeras tentativas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no apoio à retirada de equipamentos de segurança. “Em todas as instâncias, a Federação insiste na redução de vigilantes e retirada da porta giratória alegando ser necessária a redução de gastos para os bancos”. A diretora jurídica do SindBancários, Simoni Medeiros, complementou. ” A Fenaban tenta mostrar serviço aos banqueiros priorizando o capital em detrimento a vida das pessoas envolvidas”.


Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias