Formação por vídeos de campanha da CUT Nacional mostra a importância de reconhecer o valor dos(as) colegas pretos e pretas no ambiente de trabalho e fora dele
A diretoria de Diversidade e Combate ao Racismo do SindBancários, junto com a Secretaria de Combate ao Racismo, da CUT-RS, vêm desenvolvendo uma campanha de esclarecimento sobre convivência em ambiente de trabalho. Queremos superar aquela dificuldade de saber o que fazer diante de alguém que até pouco tempo não tinha “direito” de ser o que quisesse em seu ambiente de trabalho.
Nossa campanha, que em breve estará com força nas redes, busca dar visibilidade à luta de quem não teve oportunidade na vida e sofre com o preconceito.
Por isso, o slogan “Como quero ser chamad@” procura ajudar a quebrar essa barreira social invisível. Também temos a hashtag #QUEMEUSOU. Em breve, disponibilizaremos uma campanha de esclarecimento ampla com foco em contribuir para o entendimento de que somos todos iguais.
O fato é que o racismo, o capacitismo, a lesbofobia, a transfobia são preconceitos presentes na nossa sociedade. Em tempos de um governo federal que publicamente expõe preconceito com essas minorias, no ambiente de trabalho, devemos superar isso e tratar nossos colegas como “colegas”. Apenas isso!
Por isso, o SindBancários começa uma campanha de valorização e esclarecimento sobre essas pessoas que por tanto tempo foram sentidas como estranhas ao normal. Ora, entendemos que o normal a gente cria com mudanças para melhor.
Então, bora mudar a forma de ver o mundo e superar preconceitos?
Todos têm muito a aprender sobre racismo, lgbtfobia, capacitismo, transfobia. Temos muito a aprender com a luta LGBTQIA+ por reconhecimento e valorização. E com os pretos e as pretas que construíram esse país com o seu trabalho.
No link mais abaixo, você pode ingressar num curso de formação online antirracismo. Trata-se de uma campanha da CUT Nacional que circulou pelas redes antes da pandemia.
Não custa nada você dar um tempinho e tomar “pílulas de antirracismo”.
Boa formação!
Clique abaixo e inicie sua formação
Fonte: Imprensa SindBancários