“Pela janela” reabre programação do CineBancários a partir de 01 de fevereiro

O CineBancários, única sala em Porto Alegre dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro e latino, reabre sua programação em 2018, a partir de 01 de fevereiro, com uma grande estreia – o longa “Pela janela”, da estreante Caroline Leone. Magali Biff e Cacá Amaral são os protagonistas do filme que neste ano ganhou o prêmio Fipresci no Festival de Rotterdam, o Prêmio Especial do Júri no Washington, DC International Film Festival e o Prêmio de Melhor Filme no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador.

Pela janela” estreia nos cinemas dentro do Projeto Sessão Vitrine Petrobras. O filme, primeiro longa da cineasta Caroline Leone, conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em uma fábrica de reatores, na periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la a Buenos Aires em uma viagem de carro. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, iniciando uma jornada de libertação e transformação interior.

O filme participou de 18 festivais nacionais e internacionais em 2017 e foi premiado com o FIPRESCI, prêmio da crítica internacional de cinema, no Festival de Rotterdam, realizado no início do ano, onde foi exibido na seção Bright Future, que apresenta títulos de diretores estreantes. No Washington, DC International Film Festival, que aconteceu em maio, “Pela janela” recebeu o prêmio especial do Júri. Em novembro, o longa ganhou o prêmio de melhor filme no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece em Salvador.

A067

Produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagens, em coprodução com a argentina Rizoma Films, “Pela janela” é um filme de estrada, rodado entre São Paulo e Buenos Aires.

Atenção: os valores dos ingressos no CineBancários serão reajustados partir de 01 de fevereiro, passando a R$ 12,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagarão R$ 6,00. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site ingresso.com . Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard.

Grade de Horarios:

Dia 01- 15h, 17h e 19h: Pela janela

02- 15h, 17h e 19h: Pela janela

03- 15h, 17h e 19h: Pela janela

04- 15h, 17h e 19h: Pela janela

06- 15h, 17h e 19h: Pela janela

07- 15h, 17h e 19h: Pela janela

08- 15h, 17h e 19h: Pela janela

09- 15h, 17h e 19h: Pela janela

10- 15h, 17h e 19h: Pela janela

11- 15h, 17h e 19h: Pela janela

13- 15h, 17h e 19h: Pela janela

14- 15h, 17h e 19h: Pela janela

Diretora

Caroline Leone escreveu e dirigiu dois premiados curtas-metragens. Paralelamente aos seus trabalhos como diretora e roteirista, atua também como montadora. Seu primeiro curta, “Dalva”, viajou por mais de 20 festivais internacionais, além de ter conquistado prêmios como Melhor Filme Latino Americano no Festival Internacional de Bilbao e o Prêmio Revelação no Festival Internacional de São Paulo. Seu segundo curta, “Joyce”, repetiu o sucesso do filme anterior, e participou de mais de 30 festivais, recebendo o prêmio de Melhor Filme de Curta-Metragem no Festival do Rio, entre outros.

Ficha Técnica

Brasil | Argentina, 2017, 84 min. Roteiro e direção: Caroline Leone Produção: Dezenove Som e Imagens (Brasil)/Sara Silveira e Maria Ionescu Co-Produção: Rizoma Films(Argentina)/Hernán Musaluppi e Natacha Cervi Produção Executiva: Maria Ionescu (Brasil) e Georgina Baisch (Argentina) Direção de Fotografia: Claudio Leone Montagem: Anita Remón (Argentina) e Caroline Leone Direção de Arte: Juan Giribaldi (Argentina) Figurinista: Cassio Brasil (Brasil) e Julieta Gantov (Argentina) Direção de Produção: Cristina Alves Diretor de Som: Martin Grignaschi (Argentina) Som Técnico: Federico Billordo (Argentina) Elenco Principal: Magali Biff (Rosália) e Cacá Amaral (José) Distribuição: Vitrine Filmes

Produtora

DEZENOVE SOM E IMAGENS A Dezenove Som e Imagens produziu alguns dos filmes de maior destaque na cinematografia nacional. Fundada em 1991 pelo cineasta Carlos Reichenbach e pela produtora Sara Silveira, a Dezenove conta, desde seu início, com a parceria de Maria Ionescu, executiva de todas as produções e coproduções realizadas pela empresa, que sempre marcou forte presença nos festivais nacionais e internacionais em seus 25 anos de vida.

Distribuição

VITRINE FILMES

Em sete anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 70 filmes. Entre seus maiores sucessos estão Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que alcançou mais de 200 mil espectadores; O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, considerado pelo New York Times um dos melhores filmes de 2012; o americano Frances Ha, indicado ao Globo de Ouro em 2014; Califórnia, filme de estreia de Marina Person, selecionado para o Festival de Tribeca; Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, diretora do premiado Que Horas Ela Volta?; Aquarius, segundo longa de Kleber Mendonça Filho que competiu no Festival de Cannes e já levou 350 mil espectadores aos cinemas; e o documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha, também selecionado para o festival.

Parcerias

O filme foi desenvolvido com a ajuda concedida pela Ibermedia e realizado com incentivo da ANCINE / FSA, BRDE, Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo/Sabesp, Proac SP e Canal Brasil. E com a coprodução argentina, com apoio do INCAA.

Trombone Comunica –  Margô Oliveira | 11 98457-0306 Carol Moraes | 11 97669-3437