Participantes da 10a Oficina Literária do SindBancários receberão seus certificados em cerimônia festiva neste dia 18/01

A arte nos Caminhos do Sul” é o título do livro e o resultado do trabalho realizado pelos 11 participantes da tradicional Oficina Literária do Sindicato dos Bancários, no decorrer de 2017, que terminaram lançando a obra com autógrafos na última Feira do Livro de Porto Alegre. Agora este processo coletivo de criação literária, ministrado pelo romancista Alcy Cheuiche, terá sua conclusão com a entrega festiva dos certificados de participação aos novos contistas na quinta-feira, 18/01/2018, a partir das 17h, no Salão de Eventos do SindBancários, 3º andar da Casa dos Bancários.

Um tema desafiante

Foi uma honra ministrar esta décima oficina literária do Sindicato dos Bancários”, diz o oficineiro e escritor. “E será muito gratificante, também, entregar os certificados de participação e conclusão, pois os autores enfrentaram um tema desafiante, que são os caminhos da cultura, porém com ênfase no aspecto social e político, que atravessa a história do nosso estado”, acrescenta Cheuiche.

O romancista relata que o trabalho teve como principal referência o clássico da literatura riograndense e brasileira “Os ratos”, de Dyonélio Machado. “Este livro é um dos mais importantes na temática social e um grande ponto de partida para quem está se aprofundando na literatura”, acrescentou. Cada um dos onze autores criou cerca de sete histórias, obedecendo ao tema proposto.

Após a cerimônia de entrega dos diplomas, com a presença de amigos, familiares dos participantes da obra e direção do Sindicato, haverá um coquetel de confraternização pelo trabalho, que foi lançado no Santander Cultural, dia 16 de novembro, durante a Feira do Livro de Porto Alegre de 2017.

Os autores

A ARTE NOS CAMINHOS DO SUL” – 177 páginas – 77 contos.

Denise Maia – Devanir Camargo – Everton Araújo Pires – Gervásio Paulus – Irineu Roque Zolin – Isabel Fava Eich – José Ricardo Eich – Marcos Perini – Michele Damasceno – Ramon Franco – Tania Mendonça.

Editora: Martins Livreiro/ SindBancários