Os colegas do Badesul realizaram mais uma paralisação histórica na sexta-feira, 9/9. Depois de uma jornada de paralisações e forte engajamento nas GREVES dos últimos anos, os colegas voltaram a dar um recado firme à diretoria do Badesul. Em frente à sede do banco, no Centro Histórico de Porto Alegre, um ato, com paralisação de duas horas e almoço coletivo, buscou a obtenção de uma negociação séria e transparente com a direção do banco público de fomento. Os manifestantes cobram da diretoria uma proposta séria e a demonstração de interesse em atender as reivindicações dos bancários do Badesul.
O ato de duas horas, que teve almoço coletivo, também decidiu em assembleia pública intensificar a mobilização a partir da segunda-feira, 12/9. Os colegas do Badesul irão realizar paralisação o dia inteiro e se integrar ao Ato de Aniversário de 88 anos do Banrisul e em Defesa do Patrimônio Púbico. A concentração será a partir do meio-dia, da segunda-feira, 12/9, em frente à agência Central do Banrisul, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. Após almoço coletivo, corte do bolo de aniversário e abraço ao Banrisul, os colegas do Badesul participarão de caminhada ao Palácio Piratini.
O diretor do SindBancários, Carlos Eduardo Bobsin, acompanha as mobilizações dos colegas do Badesul. Ele conta que, este ano, a diretoria do banco tem se manifestado sob um discurso de crise interna. Expressões como ajustes e cortes de despesas figuram no discurso repetitivo dos dirigentes do Badesul. “O banco não está sendo transparente com algumas rubricas. Os diretores repetem o discurso de crise, mas não há transparência em relação a alguns gastos”, explicou o dirigente.
Um exemplo diz respeito à participação do Badesul na Expointer. O banco não estaria cobrando as taxas de operações de financiamentos que foram realizadas na feira. “Esperamos uma negociação séria e transparente. Não é possível que o banco queira submeter os colegas ao sacrifício. Não vamos aceitar pagar a conta. Trabalhador motivado rende muito mais. Traz mais riqueza para a instituição. O Badesul tem condições de atender a nossa pauta de reivindicações”, afirmou Bobsin.
Agenda da GREVE do Badesul
Segunda-feira, 12/9
Meio-dia: Ato de Aniversário do Banrisul e em Defesa do Patrimônio Público na Praça da Alfândega em frente à Agência Central do Banrisul no Centro Histórico de Porto Alegre.
13h: Caminhada até o Palácio Piratini.
15h: Assembleia de Organização da GREVE no Clube do Comércio (Andradas, 1.085, Centro Histórico de Porto Alegre).
Crédito fotos: Carol Ferraz
Fonte: Imprensa SindBancários