Papo Nerd estreia com debate sobre Jogos Vorazes, esperança, revolução e autoritarismo

A cultura pop ganhou mais um espaço de debates no SindBancários. Na terça-feira, 27/10, o Projeto Papo Nerd estreou no auditório da Casa dos Bancários, com debate ilustrado pela série de filmes Jogos Vorazes e presença de dois debatedores de peso. O especialista em História Contemporânea Eduardo Mancuso e a psicanalista Diana Corso falaram sobre marxismo, esperança e revolução no contexto do crescimento do conservadorismo no Brasil. No dia 23/11, às 19h, haverá a segunda edição do Projeto Block Buster. Neste projeto, os debates são ilustrados por um filme pop que é projetado na Tela do CineBancários.

Jogos Vorazes terá lançamento mundial do quarto filme da série em 19 de novembro. O filme é uma adaptação do romance de ficção científica de Suzanne Collins, também roteirista. Aí, mais um dos motivos de o Projeto trabalhar a perspectiva da cultura pop para provocar reflexões sobre o contexto político e social em que vivemos. “Esse é o espírito da proposta de um projeto como o Papo Nerd. Não é apenas para pessoas que curtem determinado tipo de filmes, quadrinhos. A proposta é provocar o debate a partir de uma produto cultural pop, que muitas pessoas conhecem. A primeira edição do projeto foi muito elogiada. O pessoal que participou interagiu bastante”, avaliou a diretora do SindBancários, Carol Costa.

Antes de entrarmos nos debates em si, vamos falar rapidamente de Jogos Vorazes. Há, no filme uma questão bastante importante e que foi amplamente debatida. Diante de uma sociedade totalmente dominada pela força e pela violência, qual a saída que não a esperança e a revolução? Pois Jogos Vorazes desafia o totalitarismo em Panem, país fictício em um futuro distante. Oprimida, a população dos distritos precisa se juntar para se ver livre de uma casta que a domina pela força e pela diversão dos Jogos Vorazes, um reality show.

O eixo básico da trilogia, que em breve irá virar tetralogia, para o historiador Eduardo Mancuso, dialoga com o marxismo e com a ideia de revolução derrotada e renascida. As crises financeiras, ecológica e política no mundo estão representadas na série. “A ideia de utopia vem sendo derrotada politicamente. Estamos vivendo a ideia do eterno presente, do fim da história. Vivemos em um mundo profundamente injusto, violento e insustentável do ponto de vista ecológico e humano”, opinou Mancuso.

Diana Corso enxerga na série Jogos Vorazes, sobretudo na protagonista  Katniss Everdreen a síntese entre  heróis da mitologia grega Teseu e da mitologia romana Spartacus. Ambos enfrentaram monstros totalitários, impérios. Porém, a visão de Diana sobre os heróis e o destino dos personagens e da revolução em Panem não é de libertação. “A Ketinesse é uma heroína individualista. O herói é sempre um solitário. Não deseja o poder. O herói não fica no poder porque o poder corrompe. A gente já sabe o que vai acontecer no próximo filme e é o stalinismo”, comentou Diana.

Sinopse de Jogos Vorazes

A cidade principal de Panem é conhecida como a Capital, que comanda os 13 distritos que a circundam.  Os 13 distritos trabalham em função de sustentar a Capital.

Devido a uma revolta levantada contra a Capital, ocorrida há 74 anos, a partir daquele momento fica definido por lei que cada distrito deve escolher por sorteio e enviar anualmente para a Capital um casal de jovens entre 12 e 18 anos, para representá-lo em uma competição batizada de Jogos Vorazes.

Nesse torneio, os 24 jovens devem lutar até a morte restando apenas um sobrevivente, que é o grande vencedor e é tradado com honras, como mostra da bondade e misericórdia da Capital. Os jovens são chamados de “tributos”, porque a Capital os coloca como símbolo do sacrifício que cada distrito deve fazer em nome da “paz”.

Proveniente do distrito 12 aparece a protagonista da trama, a jovem heroína Katniss Everdreen (Jennifer Lawrence), que se oferece como tributo no lugar de sua irmã caçula, que havia sido “sorteada” para ir ao torneio. Junto com ela é sorteado o filho de padeiro Peeta Mellark (Josh Hutcherson).

O jovem casal é acompanhado por Effie Trinket (Elizabeth Banks), a funcionária da Capital responsável pela “colheita” anual do casal de jovens do distrito 12, e por Haymitch Abernathy (Woody Harrelson), um ex-vencedor dos jogos, mentor dos dois jovens, responsável por dar-lhes conselhos para que consigam vencer o torneiro, ou seja, sobrevivam.

Outros personagens relevantes na trama são Cinna (Lenny Kravitz), uma espécie de maquiador sofisticado, responsável por deixar os jovens atrativos para conseguirem patrocinadores para os Jogos Vorazes, o Presidente Snow (Donald Sutherland), Seneca Crane (Wes Bentley), idealizador e responsável pelos Jogos Vorazes, Caesar Flickerman (Stanley Tucci), que é uma espécie de “show man”, que faz com que Jogos Vorazes seja um espetáculo, junto com o seu companheiro Claudius Templesmith (Toby Jones).

Fonte: Imprensa SindeBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER