Pagamentos de ação de integração do VA do Banrisul começam até 31/1

Nesta etapa, 1.144 banrisulenses contemplados receberão por transferência via Portal do Associado

Atualização: O pagamento foi disponibilizado nesta sexta-feira, 26 de janeiro, no Portal do Associado (acesse neste link).

O SindBancários Porto Alegre e Região está preparando uma nova etapa de pagamento do acordo com o Banrisul relativo à ação de integração do vale-alimentação (VA). A previsão de início dos pagamentos é até o dia 31 de janeiro. Nesta etapa, serão beneficiados 1.144 substituídos (confira os nomes). São abrangidos os banrisulenses sindicalizados, que receberão seus valores via Portal do Associado.

A ação coletiva, movida pelo Sindicato, integra as parcelas salariais dos bancários, como férias, gratificação semestral, décimo terceiro, FGTS e horas extras, do valor recebido a título de vale-alimentação para os admitidos antes de 1º de setembro de 1991. Os cálculos dessa etapa de pagamento compreendem:

• 780 bancários e bancárias que têm um valor complementar a receber do período de abril de 2022 até maio de 2023, quando o banco implementou em folha de pagamento para eles. Esses bancários e bancárias já receberam em 2023 os valores relativos a novembro de 2012 até março de 2022;

• 341 bancários e bancárias sócios e sócias remidos que foram incluídos no acordo e tiveram o cálculo apurado desde novembro de 2012 até setembro de 2023, quando o banco implementou em folha de pagamento para eles;

• 20 bancários e bancárias que possuem ação individual com o mesmo objeto, mas optaram por receber, por meio da ação coletiva movida pelo Sindicato, seu crédito referente às diferenças de integração do vale alimentação;

• 3 bancários que tiveram seus cálculos corrigidos.

É importante relembrar que os banrisulenses favorecidos são aqueles admitidos no banco antes de setembro de 1991, associados ao Sindicato e que não tenham sido desligados do Banrisul há mais de dois anos da data do ajuizamento da ação, ou seja, antes de 7/11/2015.

Por conta do grande número de beneficiados nesta etapa do processo, o SindBancários ainda levará alguns dias para concluir os trâmites internos e iniciar os pagamentos. Neste momento, a entidade está confeccionando os recibos, cruzando dados, realizando as conferências e preparando o Portal para pagamento.

O presidente do Sindicato, Luciano Fetzner, informa aos bancários e bancárias “que os departamentos Jurídico, Financeiro e Administrativo estão empregando todos os esforços para que os pagamentos sejam feitos dentro do prazo previsto”.

Os valores do processo não serão pagos no contracheque do(a) trabalhador(a), já que se tratam de valores decorrentes de condenação em ação judicial e que não compõem o salário do(a) bancário(a). Portanto, os valores serão repassados aos banrisulenses pelo Sindicato.

Bancários com ação individual poderão optar pela coletiva até 16/2

No acordo ajustado com o Banrisul, ficou estabelecido que os empregados que possuem processos individuais com o mesmo pedido poderão optar por receber no processo coletivo. A Diretoria Jurídica destaca que há uma nova lista de 63 bancários (confira os nomes) que possuem ações particulares com pedido idêntico ao objeto da ação coletiva do vale-alimentação que podem escolher permanecer no processo coletivo, mediante preenchimento do Termo de Opção de Adesão ao Processo Coletivo (disponível aqui) e envio para o e-mail [email protected]. O prazo para envio do termo é até 16 de fevereiro.

Com relação a valores, a Assessoria Jurídica do Sindicato esclarece que ainda não foram apurados os cálculos para as banrisulenses que possuem ação individual, no entanto, ressalta que os cálculos daqueles que optarem por permanecer na ação coletiva seguirão os mesmos moldes dos cálculos dos substituídos processuais contemplados pela primeira etapa de pagamentos (isto é, os cálculos compreenderão o período que o(a) bancário(a) esteve lotado(a) na base de Porto Alegre, de novembro de 2012 até a implementação em folha de pagamento).

Não sócios não estão contemplados nesta etapa

Os empregados que não são sócios do SindBancários não estão contemplados nesta etapa do pagamento, porém, conforme cláusula prevista no acordo, Banrisul e Sindicato se comprometeram em tentar resolver a situação dessas pessoas. Ou seja, há um compromisso expresso entre as partes para incluir, num segundo momento, não sindicalizados, com prazo máximo até final de março para resolver a questão. De acordo com o Sindicato, a Assessoria Jurídica está empenhada em solucionar o quanto antes. E, caso não seja possível acordar a inclusão dos não sócios, o combinado é que tal “controvérsia” seja decidida pelo juiz do processo.

Portal do Associado facilita recebimento pelos bancários

O tesoureiro do SindBancários, Tiago Vasconcellos, lembra que os pagamentos são realizados na modalidade à distância, feita diretamente pelo Portal do Associado, dentro do site da entidade. “Os beneficiários informam dados bancários em ambiente seguro do site para que possam receber os valores pagos nas ações coletivas por transferência. Nesta modalidade, o bancário associado não precisa se deslocar até o Sindicato para retirar o cheque”, explica.

Atenção: Na segunda-feira (29), das 9 às 17 horas, haverá plantão no atendimento referente à ação. Em caso de dúvidas, os(as) bancários(as) podem enviar e-mail para [email protected].

Imprensa SindBancários Porto Alegre e Região

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias