Os desafios do Sindicato em seus 87 anos

Aniversário, comemorado na quinta-feira, 16/1, teve reflexão sobre os desafios a serem enfrentados diante de contexto de ataques e retirada de direitos

O SindBancários completou 87 anos no sábado, 18 de janeiro. Desde 1933, a entidade representa trabalhadores bancários e se transformou numa referência de luta por direitos. Ao apontar na direção de seu centenário, o nosso Sindicato deu uma mostra de que tem vigor e juventude.

Na quinta-feira, 16/1, antes de comemorarmos no Salão de Festas a passagem de mais um aniversário, demos mostra de que investir no futuro da nossa luta é fundamental nesta hora de ataques aos direitos. Realizamos uma assembleia e, por unanimidade, aprovamos o novo estatuto social da entidade (leia matéria).

Parabéns, SindBancários! Parabéns, bancários(as)! Um sindicato forte é feito com a cara e a coragem de quem tem disposição para a luta. Que sigamos unidos, atentos aos ataques aos nossos direitos e dispostos sempre a resistir e lutar.

Veja aqui álbum de fotos a comemoração do aniversário do Sindicato.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, lembrou do contexto histórico de fundação do SindBancários. Foi um tempo de crise no pré Segunda Guerra Mundial e em ano de ascendência do nazifascismo na Alemanha. Também foi tempo de crise econômica, sob os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York em 1929.

No Rio Grande do Sul, o banco Pelotas havia falido e jogado muitos bancários no desemprego. “O nosso Sindicato nasceu na crise e para defender o emprego dos bancários. O ano de fundação não foi muito diferente de agora, com a ascensão da extrema direita. Teremos que trabalhar muito, ficarmo muito unidos para resistir. A resistência e a luta estão no nosso DNA. Vida longa ao nosso Sindicato”, disse Gimenis.

Durante a comemoração, os dirigentes do Sindicato se juntaram na mesa do bolo para o tradicional brinde com espumante.

Teremos muitos desafios este ano, como enfrentar a MP 905, defender os bancos públicos e nos mobilizarmos para uma campanha salarial que vai provar a nossa força mais uma vez. Os(as) bancários(as) sabem disso.

Fonte: Imprensa SindBancários