Olho Vivo – Insegurança bancária: não é apenas “sensação”

Ataques a bancos, não é apenas “sensação”

A redução ou congelamento de recursos para segurança pública, como vem acontecendo no atual governo do estado, tem reflexos diretos no aumento da criminalidade. Os trabalhadores bancários são uma das categorias que mais sofre com o problema – seja com o agravamento do estresse e doenças nervosas até o risco concreto de morte em sequestros, assaltos e explosões de agências. O SindBancários luta por melhores condições de trabalho, mas também faz um acompanhamento anual da escalada de ataques a banco no RS. Veja o que mostram os dados, tendo como parâmetro o número de 100 ataques. Em 2011, este montante foi atingido em dezembro. Em 2012, o numero foi alcançado em agosto. Em 2013, em 18 de julho. Em 2014, no dia 23 de junho. Neste ano de 2015, foram registrados 100 ataques já no dia 6 deste mês. A insegurança, realmente, não é apenas uma “sensação”.

Caixa: pesquisa com cara de assédio

Como caracterizar uma pesquisa telefônica como a que a Caixa Econômica Federal está fazendo com seus empregados? A resposta fica mais clara ao sabermos que uma das questões é: “Participou da última greve ou tem intenção de participar de um movimento futuro?”. A pesquisa ainda questiona os bancários sobre o índice de reajuste que deve ser concedido nesta campanha: se o reivindicado pela categoria ou o oferecido pela Fenaban. Afinal, é mesmo uma “pesquisa” ou um nome fantasia para um óbvio constrangimento moral e político?

O Globo: notícia ou torcida contra?

Na edição impressa do jornal O Globo, coluna O país, desta terça-feira (23), as jornalistas Geralda Doca, Fernanda Krakovics e Cristiane Jungblut publicaram a seguinte notícia: “A ex-presidente Dilma Rousseff ficou bastante incomodada com as críticas abertas do ex-presidente Lula à sua gestão…”. Como se sabe, Dilma não é ex-presidente: foi eleita em 2014 para quatro anos de governo, a serem encerrados em 2018. O erro das colunistas globais poderia ser classificado como um ato falho. Ou torcida contra, mesmo.