Para confirmar a crescente precarização e abandono da segurança pública no estado, nada menos que oito (8) ataques a agências bancárias foram registrados no estado, da noite da sexta-feira, 21/08, até a tarde do domingo, 23/08. O mais recente, na noite de domingo, 23, foi em Arambaré, na Costa Doce, com a tentativa de arrombamento de um caixa eletrônico do Banrisul na cidade.
Em Santa Maria, no início da tarde domingo, a Brigada Militar recebeu uma ligação de que um equipamento eletrônico da agência do Banco Santander, na Avenida Medianeira, no Centro da cidade, havia sido arrombado. A polícia constatou o ataque e a abertura do caixa, com o uso de maçarico.
Em Esteio, na Região Metropolitana, também no domingo, os caixas eletrônicos localizados na agência do Banco do Brasil (foto acima) que fica na esquina das ruas Padre Felipe e Getúlio Vargas foram arrombados com maçarico. Os ladrões escaparam com o dinheiro em um Gol vermelho.
Troca de tiros
Na madrugada de domingo, foi a vez da agência do Banrisul de Barra Funda, no Norte gaúcho, sofrer arrombamento. De acordo com a Brigada Militar, três homens abriram um caixa eletrônico com um maçarico e fugiram. A viatura da BM chegou a interceptou o Ford Fiesta do trio de ladrões e houve troca de tiros. Ainda assim, os criminosos conseguiram escapar em direção a Sarandi.
Ataques na Região Central
Na manhã de sábado, por volta das 6h50, dois caixas eletrônicos do Banrisul, em Mata, também na Região Central do estado, foram arrombados em agência no Centro da cidade. Os bandidos conseguiram fugir com o dinheiro dos equipamentos.
Ainda antes, na noite de sexta-feira, 21/08, criminosos arrombaram caixas eletrônicos do Banrisul em Silveira Martins, também no centro do estado. O mesmo aconteceu em Novo Cabrais, na mesma região.
Já no interior de S. João do Polêsine, situado igualmente na Região Central, o ataque e fuga com o produto do roubo ocorreu em uma agência do Sicredi, localizada dentro de uma faculdade. A polícia investiga a possibilidade de uma mesma quadrilha estar agindo na região, atacando postos bancários em cidades próximas. Em todos os casos, os bandidos conseguiram fugir.
Abandono da segurança
“Clientes e bancários ficam a mercê da ação dos criminosos, e isso é facilitado pelo fato de que muitos lugares não contam com policiais ou viaturas para atender os casos com presteza”, diz o presidente do SindBancários, Everton Gimenis. “O governador Sartori não nomeou os brigadianos e policiais civis concursados em 2014, corta recursos de custeio da polícia e aposta numa política de alto risco, que afeta toda a sociedade”, afirmou.