Oficina de artes cênicas do Sindicato apresenta “Breve História das Origens do Teatro Ocidental”, no Teatro de Arena, dias 19 e 20/12

O grupo da Oficina de Teatro do SindBancários convida os bancários, familiares, amigos, funcionários do Sindicato e público em geral para assistir as apresentações de conclusão da oficina de 2017. A peça “Breve História das Origens do Teatro Ocidental” terá apresentações nas próximas terça e quarta-feira, dias 19 e 20/12, às 20h, no tradicional Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Escadaria da Borges/Altos do Viaduto Otávio Rocha Centro Histórico – Porto Alegre /RS). A entrada é franca e reservas podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou WhatsApp 51 991538267 / 991538268

As etapas da História

Ministrado pelos atores e diretores oficineiros Adriane Azevedo e João França, o espetáculo passeia por diferentes etapas do teatro na história. A encenação aborda os primórdios, do teatro grego até o período do Renascimento, passando pelo teatro medieval.

Buscando iniciar uma reflexão sobre a importância e os efeitos das artes cênicas na sociedade, a Oficina de Teatro do SindBancários se propôs a investigar desde os princípios mais remotos que se conhece, quais fontes alimentaram as motivações tanto do teatro litúrgico grego até chegar à contemporânea busca por reconhecimento, em “tornar-se artista”, que parece mover o ser humano de hoje. Todos atuam. Mas não são necessariamente atores. Ser youtuber, fazer stand up, fazer teatro, tv, cinema. Comunicar-se é uma corrida.

A oficina

A Oficina ajuda o aluno a falar melhor, a movimentar-se, a olhar. E a se repensar. Esse propósito levou a uma encenação fragmentada que passeia por diferentes etapas do teatro na história. Não é uma obra totalmente acabada. Como já dissemos, é o início de uma reflexão. Ela dialoga tanto com a plateia quanto com o próprio elenco da peça. Todos precisamos relembrar como o teatro começou e como se desenvolveu. Poderemos encontrar respostas. Tanto para quem assiste quanto para quem faz. Por enquanto avançamos até aqui. Queremos ir adiante no estudo da história do teatro até os dias de hoje.

Ficha técnica

Oficineiros: Adriane Azevedo e João França / Direção: Adriane Azevedo /

Pesquisa/Principais Fontes Consultadas: Hildegard Feist, Jorge Luis Rodrigues / Colaboração: André Fioravante / Luz: Carlos Azevedo / Música: “The Awakening”, “Nox Arcana”, Far Away” / Edição de trilha sonora de João França

Oficinandos

Esequiel Braga Pizzutti, Romolo Andrade, Rosane Mendonça, Silvane Taiarol, Carmem Fernandes, Maira Corteze, Luana Luca, Lisandra Bacci, Leonardo Palombini.

O QUE: “Breve História das Origens do Teatro Ocidental”

Apresentações de Conclusão da Oficina de Teatro do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região/

DURAÇÃO: 30 minutos/

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos/