O que está em disputa nas eleições municipais? Live da CUT-RS ajuda a entender

Às 19h desta quinta, 12/11, uma live reunindo deputado federal, cientista político e dirigentes sindicais mostra as nuances da disputa

A CUT-RS realiza uma live, nesta quinta-feira, 12, às 19h, sobre o tema “Os trabalhadores e as eleições municipais. O que está em disputa?”, com a participação do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), do cientista político Benedito Tadeu César, do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, e da secretária-geral da CUT-RS, Cleonice Back. A transmissão ao vivo será feita nas páginas da CUT-RS e da CUT Brasil no Facebook, com publicação cruzada em diversas entidades sindicais e parcerias.

A ideia é debater o processo eleitoral no Brasil, analisar o que isso representa para a vida da classe trabalhadora e as perspectivas de mudanças políticas a partir dos municípios.

Ampliar a resistência

“Com as recentes vitórias da esquerda nas eleições municipais uruguaias, que levou a Frente Amplia a sair vitoriosa em Montevidéu, e a escolha do presidente Luis Arce na Bolívia após o golpe de 2019, a conjuntura política do continente começa a mudar e isso pode impactar a eleição de candidatos para os legislativos e executivos municipais no próximo domingo”, garante o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

“Desde o último congresso estadual da CUT-RS, nós já tínhamos em mente que as eleições municipais de 2020 seriam um momento importante para ampliarmos a nossa resistência, através da eleição de mandatos populares e de esquerda no Brasil. Temos que dar um recado nas urnas aos neoliberais que querem entregar definitivamente o Brasil aos interesses das grandes corporações e do império norte-americano”, destaca.

Biden: interesse no Brasil

Para Amarildo, a derrota do Trump, a quem Bolsonaro era submisso, foi importante, mas eleição do democrata Joe Biden à presidência dos EUA muda pouca coisa quanto ao interesse geopolítico estadunidense em relação ao Brasil. “Ainda querem fazer de nós uma colônia. Era assim com o Trump e continuará sendo assim com Joe Biden na presidência”.

“Temos que reforçar a participação dos sindicalistas na disputa eleitoral, elevando o nível de consciência dos trabalhadores e das trabalhadoras, e fortalecendo as candidaturas de dirigentes sindicais, tanto para as câmaras de vereadores, como para as prefeituras”, destacou Amarildo.

Pautas da classe trabalhadora

Segundo a secretária-geral da CUT-RS, Cleonice Back, o momento que estamos passando não é apenas o período de escolha democrática de nomes de candidatos e candidatas, mas também de aprofundarmos a reflexão sobre a crise sanitária e política pela qual o país passa.

“É nos municípios em que as coisas acontecem. A cidade é o lugar para vivermos com qualidade de vida e isso só é possível com políticas públicas de inclusão social. Por isso, mais do que nunca, o desafio da classe trabalhadora e do movimento sindical é eleger pessoas comprometidas com as pautas da classe trabalhadora, como trabalho, moradia, proteção à vida, geração de emprego e renda, saúde, educação, mobilidade urbana, saneamento básico, segurança alimentar e participação popular. Esse é o olhar que o movimento sindical deve ter para o processo eleitoral que estamos vivendo”, destaca Cleonice.

Conheça os participantes
Paulo Pimenta é jornalista, deputado federal e presidente do PT do Rio Grande do Sul. Foi líder da bancada federal do partido, deputado estadual e vereador de Santa Maria.

Benedito Tadeu César é professor aposentado da UFRGS, cientista político e integrante das coordenações do Movimento Democracia, Diálogo e Diversidade (M3D) e do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito.

Amarildo Cenci é professor, presidente da CUT-RS e diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS).

Cleonice Back é secretária-geral da CUT-RS, diretora da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) e suplente do senador Paulo Paim (PT-RS).

Fonte: CUT-RS, com Edição de Imprensa SindBancários