‘O Pastor e o Guerrilheiro’, de José Eduardo Belmonte, estreia no CineBancários dia 13 de abril

‘Noites Alienígenas’ segue em cartaz na sala de cinema da Rua da Ladeira

Depois de passar pelos principais festivais de cinemas do Brasil, o longa-metragem O PASTOR E O GUERRILHEIRO, do cineasta José Eduardo Belmonte (“Alemão”, “Billi Pig” e “Entre Idas e Vindas”), chega à sala de cinema da Casa dos Bancários no dia 13 de abril. O CineBancários exibe o longa às 15h e às 19h; na sessão das 17h, segue em cartaz ‘Noites Alienígenas’, primeiro filme do Acre a ser premiado no Festival de Cinema de Gramado.

Produzido por Nilson Rodrigues e com o roteiro de Josefina Trotta, inspirado em uma história real de José Eduardo Belmonte, ‘O Pastor e o Guerrilheiro’ foi rodado no Estado do Tocantins, às margens do Rio Araguaia, e em Brasília. A trama se passa nas décadas de 1960, 1970 e nos últimos dias de 1999, na virada do milênio. Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. Lá ele é preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico, preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 26 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília.

Estrelado pelos atores Johnny Massaro (“O Filme da Minha Vida” e o ainda inédito “A Cozinha”, ficção que marca sua estreia na direção e teve sua primeira exibição no Festival do Rio), Julia Dalavia (“Até que a Sorte nos Separe” e “Pantanal”, a novela), César Mello (“Minha Vida em Marte” e “Bom Dia, Verônica”, a série), Túlio Starling (“A Porta ao Lado” e da novela “Pantanal”), Ana Hartmann (“O Homem da Cabeça de Laranja”), William Costa (“Meu Nome é Bagdá” e da série “Segunda Chamada”), Antônio Grassi (“Chacrinha: O Velho Guerreiro”), Buda Lira (“Bacurau” e “Aquarius”), Gabriela Corrêa (“AMADO”), Ricardo Gelli (“10 Segundos para Vencer”) e grande elenco, o filme ainda conta com a presença do saudoso Sérgio Mamberti (“O Homem Que Desafiou o Diabo” e “Castelo Rá-TimBum”), em seu último trabalho.

Selecionado para o Festival de Gramado, o filme percorreu também o Nova York Latino Film Festival, o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo e o Festival de Trieste, na Itália. Em Brasília, foi vencedor do prêmio Melhor Filme, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, edição de 2022.

Confira o trailer:

ESTREIA
O PASTOR E O GUERRILHEIRO

Brasil/Drama/2022/115min.
Direção: José Eduardo Belmonte
Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília – mas João morre em um acidente de carro, em 1990. Em 1999, um velho coronel do exército suicida-se e deixa parte de sua herança para Juliana, filha bastarda fruto de seu relacionamento com a antiga empregada da casa. Através de um livro encontrado na casa, ela descobrirá que seu falecido pai foi o torturador dos dois jovens no passado e que o encontro marcado entre os rapazes não ocorrerá. O destino colocou Juliana na história e o encontro marcado terá um desfecho diferente do que foi combinado.

Elenco: Johnny Massaro, Cesar Mello, Julia Dalavia

EM CARTAZ

NOITES ALIENÍGENAS

Brasil/drama/2022/91min.
Direção: Sérgio Carvalho
Classificação Indicativa: 16 anosSinopse: “Noites Alienígenas” expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Estado do Acre.

Elenco: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace.

Em sua estreia mundial no Festival de Gramado, NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho, fez história. O filme se tornou o primeiro longa do Acre a ser premiado no evento, levando os Kikitos de Melhor Filme, Ator (Gabriel Knoxx), Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis, e o prêmio do Júri da Crítica.

PROGRAMAÇÃO
13 a 19 de abril

15h: O Pastor e o Guerrilheiro

17h: Noites Alienígenas

19h: O Pastor e o Guerrilheiro

*Não há sessões nas segundas-feiras

Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br