Núcleo Piratininga de Comunicação inicia seminários regionais em Porto Alegre

O Seminário “Comunicar com todos os meios e falar para milhões” reunirá diversos sindicatos nos dias 8 e 9 de julho

O Núcleo Piratininga de Comunicação inicia um novo projeto neste mês de julho, a realização de seminários regionais para debater a comunicação sindical. O primeiro será em Porto Alegre, no Auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), no centro da Capital, nos dias 8 e 9 de julho.

O Seminário de Comunicação Sindical “Comunicar com todos os meios e falar para milhões” reunirá jornalistas sindicais, sindicalistas e estudiosos da comunicação para estudar, compartilhar e pensar formas de atuação conjunta. Para a realização do encontro, o NPC conta com a parceria do SindBancários, Fundação Rosa Luxemburgo, InfoSindicais, Brasil de Fato RS, Sul21 e O Coletivo.

Coordenadora do NPC, a jornalista Claudia Santiago afirma que com os seminários regionais o Núcleo, que atua há mais de 30 anos na formação da comunicação sindical e popular, propõe unir esforços para produzir bom jornalismo, que custa caro. “Cada sindicato sozinho não vai conseguir enfrentar a máquina de guerra que é a Internet, os monopólios de comunicação no Brasil”, defende.

Cláudia lembra que no diário de Carolina Maria de Jesus tem sempre alguém esperando pelos ossos e se ressentindo quando eles chegam sem nenhum pedacinho de carne. “Nossa comunicação é um diário de carolina. Assim como ‘qualquer maneira de amor vale a pena’, qualquer maneira de comunicação coletiva que se proponha a informar com qualidade, com participação, denunciando injustiças e alimentando esperanças também vale fazer e amar. Se essa comunicação for resultado de uma soma de esforços poderemos nos tornar imbatíveis. Essa é a proposta no NPC e de nossos amigos e companheiros que juntos construímos esse seminário”, destaca Cláudia.

Entre os palestrantes estão nomes como o da jornalista Renata Mielli, secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Diego Dorgam, Lúcio Uberdan, Antônio Martins, Maria Helena Weber, Pedrinho Guareschi e Alexandre Haubrich. Alguns palestrantes farão suas falas de forma virtual.

Segundo a organização, serão disponibilizadas 120 vagas presenciais, sendo que já tem 79 inscritos, até o momento. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarionpcpoa, pelo e-mail [email protected] ou diretamente pelo formulário eletrônico. As mesas serão transmitidas pelo Facebook do NPC.

Confira a Programação:

8 de julho (sexta-feira)

15:30 às 16:00 – Mesa de Abertura – saudações 

Claudia Santiago (Núcleo Piratininga de Comunicação)

Fabricio Rocha (Info Sindicais)

Katia Marko (Brasil de Fato-RS)

Marco Weissheimer (Sul21)

Alan Camargo (O Coletivo)

Gilnei Nunes (Diretor de Comunicação do Sind. dos Bancários de POA e Região)

16:00 às 18:00 – Comunicação no Séc. XXI – A internet entre o controle social e as possibilidades emancipatórias

Renata Mielli, Jornalista, doutoranda do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP), coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e integrante da Coalizão Direitos na Rede (virtual)

Diego Dorgam, Professor e pesquisador voluntário de Inteligência Artificial na Faculdade de Engenharia de Software da UnB. É CEO da Mapeo Digital e especialista em Big Data e Data Science pelo MIT (virtual)

Lúcio Uberdan, Bateia – Análise de redes sociais para posicionamento político em ambiente de internet (presencial)

18:00 às 20:00 – Comunicar com todos os meios e falar para milhões 

Antônio Martins, Jornalista e editor do site Outras Palavras (virtual)

Marcelo Carlini (Diretor do Sintrajufe/RS)

Diva Luciana da Costa (Presidenta do SindsepeRS)

Alex Frey (Diretor do SindipetroRS)

20h – Encerramento com Grupo Unamérica

9 de julho (sábado)

9:00 – Abertura cultural – Tânia Farias

​9:30 às 12:00 – Comunicar com todos os meios e falar para milhões 

Maria Helena Weber, Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia e bacharel em Comunicação Social (UFRGS). Pesquisadora bolsista CNPq e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Foi assessora de comunicação no governo federal e municipal (presencial)

Marcelo Souza (Jornalista da Ugeirm)

Valdir Bandeira (Diretor do Sintergs)

Marco Aurélio Welleda (Diretor do SindjusRS)

14:00 às 16:00 – A Comunicação na Educação 

Pedrinho Guareschi, Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós-doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMA. É coordenador do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias (presencial)

Flavio Henn (Diretor do Sinpro/RS)

Valeria Ochôa (Jornalista do Sinpro/RS e jornal Extra Classe)

Sabrina Clavé (Coordenadora da Assufrgs)

Vitor Hugo Xavier (Jornalista da Assufrgs)

Thayse Ribeiro (Diretora do Cpers)

16:30 às 18:30 – Comunicação e organização sindical

Alexandre Haubrich, Jornalista do Sintrajufe/RS, cientista social, doutor em Comunicação e Informação, com tese de doutorado sobre o debate público a respeito da reforma trabalhista de 2017. Autor de “Mídias Alternativas – A palavra da rebeldia” e “Nada será como antes – 2013, o ano que não acabou, na cidade onde tudo começou” (presencial)

Renata Machado (Jornalista do Sind. dos Metalúrgicos de São Leopoldo)

Juberlei Bacelo (Diretor de Comunicação da FETRAFI-RS)

Luiz Cassemiro (Diretor do Sind. dos Bancários POA e Região)

Sindipolo

18:30 – Encerramento: Claudia Santiago e Katia Marko (NPC) 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER