Nova chance de conferir os filmes imperdíveis de 2019

Entre os dias 06 e 26 de fevereiro, os apreciadores de cinema terão a chance de ver ou rever os oito filmes de maior bilheteria no CineBancários no ano passado

Durante o ano de 2019, mais de 50 excelentes filmes nacionais estrearam no CineBancários. Para iniciar o ano de 2020, escolhemos oito dos títulos com maior receptividade de público dentre esses filmes, e montamos uma grade de exibição para eles durante três semanas de fevereiro. Como a escolha foi baseada na acolhida do público, podemos dizer que os espectadores fizeram a curadoria. Quem não pode assistir antes ou quer rever alguns desses filmaços, terá oportunidade em diversos horários. Confira aqui a sinopse de cada uma das produções, e abaixo a grade com os dias e horários.

Filmes

Fevereiros

Brasil I Documentário I 2018I 72 min. I Diração: Marcio Debellian

O filme acompanha Maria Bethânia desde o Rio de Janeiro, com o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro (BA), a cidade natal da cantora. A Mangueira foi campeã do carnaval 2016 com uma homenagem a Maria Bethânia, escolhendo como recorte principal a peculiar religiosidade de Bethânia, que é devota do catolicismo e do candomblé. O filme acompanhou a construção deste carnaval – desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida – e viajou com Maria Bethânia para o recôncavo baiano, participando de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, conhecendo o universo que inspirou o enredo e apontando algumas influências da cultura da região no surgimento do samba carioca. ENTREVISTADOS: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira, Luiz Antonio Simas, Mabel Velloso e Squel Jorgea

Estou me guardando pra quando o carnaval chegar

Brasil I 2019 I 85min. I Direção: Marcelo Gomes

A cidade de Toritama, interior de Pernambuco, é um microcosmo do capitalismo implacável. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os moradores locais trabalham sem parar e são orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval – o único momento de lazer do ano , eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

Divino amor

Brasil I Drama I 2019 I 100min. I Direção: Gabriel Mascaro.

Brasil, 2027. Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

Elenco: Dira Paes (Joana), Julio Machado (Danilo),Emílio de Mello (Pastor),Teca Pereira (Mestra Divino Amor),Calum Rio (Narrador),Mariana Nunes (Divorciando),Thalita Carauta (Cliente Cartório).

Greta

Brasil I2019 I Drama I 97min I Direção: Armando Praça

Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro homossexual de 70 anos e fervoroso fã de Greta Garbo, precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para Daniela (Denise Weinberg), sua melhor amiga. Para salvar Daniela, ele decide ajudar Jean, um jovem que acaba de ser hospitalizado e algemado por ter cometido um crime. Pedro o ajuda a fugir e esconde-o em sua própria casa até que ele se recupere e nesse período, eles se envolvem afetiva e sexualmente. Essa relação será essencial para que Pedro sobreviva à perda de Daniela, mas também gere mudanças surpreendentes em si mesmo e no modo como ele lida com a solidão.

Bacurau

Brasil I Drama I 2019 I 132min. I Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

Torre das donzelas

Brasil I 2018 I Documentário I 97min I Direção: Susanna Lira

Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, resultando em um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre.

A vida invisível de Eurídice Gusmão

Brasil I 2018 I Drama I 139 min I Direção: Karim Aïnouz

Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais em um lar conservador. Ambas têm um sonho: Eurídice o de se tornar uma pianista profissional e Guida de viver uma grande história de amor. Mas elas acabam sendo separadas pelo pai e forçadas a viver distantes uma da outra. Sozinhas, elas irão lutar para tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem de se reencontrar.

Bixa Travesty

Brasil, 2018. 75 min. Documentário. 18 anos. Direção: Claudia Priscilla e Kiko Goifman

Sinopse:Documentário de longa-metragem com a cantora e atriz Linn da Quebrada. Grande expoente na cena musical de São Paulo, dona de uma forte e ousada presença no palco, busca constantemente discutir e quebrar paradigmas e estereótipos.

Elenco: Linn da Quebrada, Jup do Bairro, Liniker, Raquel Virginia, Assucena Assucena, Thiago Felix, Nu Abe, Lilian dos Anjos, Nicole Afonso Rueda, John Halles, Slim Soledad.

HORÁRIOS DE 06 A 26 DE FEVEREIRO (EXCETO SEGUNDAS -FEIRAS E NO CARNAVAL):

Dia 06 de fevereiro:

Dia 26 de fevereiro:

14h30 – Bacurau

19h – Bixa Travesty

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre