Nota explicativa: SindBancários

Fazer escolhas é ser transparente!!!

Em respeito a todos os trabalhadores da categoria bancária, sindicalizados ou não, especialmente os colegas do Banrisul, representados através de suas entidades sindicais, fazem-se necessários alguns esclarecimentos sobre o pleito da Fundação Banrisul de Seguridade Social que está em andamento:

1. O movimento sindical sempre foi protagonista e pioneiro, especialmente para contribuir e participar de todo e qualquer processo eleitoral em que haja disputa envolvendo a classe trabalhadora, ainda mais quando envolve um tema tão importante como uma aposentadoria justa e para todos os participantes da Fundação;

2. Neutralidade é sinônimo de omissão de quem não tem compromisso nem representação legítima com a categoria. É obrigação das entidades sindicais sérias e combativas apoiar e indicar os representantes que consideram mais aptos e comprometidos em manter e ampliar as conquistas e os direitos dos trabalhadores;

3. Respaldado na auto-organização sindical, salientamos que os apoios concedidos para toda e qualquer disputa em que seja decidido o envolvimento dos sindicatos/federação, nos termos em que for concedido, estarão nas devidas prestações de contas das entidades como sempre estiveram;

4. Por fim, são lamentáveis as ilações feitas até o presente momento, as quais, no mínimo, possuem o condão de servir como cortina de fumaça para desviar o foco do verdadeiro objetivo que é o pleito em si e, desde já, salientamos que esta postura é a velha e conhecida prática conservadora que vem agindo contra a tentativa de emancipação dos trabalhadores.