Entre os próximos dias 13 e 27 de maio, os colegas do Banco do Brasil têm uma eleição muito importante, para a escolha de metade dos diretores e conselheiros do Previ, uma das caixas de previdência de trabalhadores mais antigas do Brasil, datada de 1904. “Hoje o que está em jogo é a possibilidade dos trabalhadores poderem continuar a controlar o seu próprio patrimônio”, diz o diretor de Seguridade da entidade, Marcel Barros, que encabeça a Chapa 3 – Compromisso com Associados, que é apoiada pelo SindBancários. Marcel alerta para o projeto de lei 388, de Aécio Neves (PSDB), que já foi aprovado no Senado e agora irá para a Câmara dos Deputados. “Na prática, o projeto elimina a representação dos associados e entrega a gestão do nosso fundo ao mercado financeiro”, afirma ele.
Em visita ao Sindicato, em Porto Alegre, nesta segunda-feira, 02/06, o colega Marcel lembrou que a CPI dos Fundos de Pensão, encerrada em abril com um relatório de mais de 800 páginas, indicou o modelo da Previ como o mais apropriado para defender os interesses dos trabalhadores. “Além de combater este projeto de lei 388, vamos incrementar ainda mais o trabalho para melhorar as condições do fundo”, acrescenta Marcel Barros. “Em especial, a pontuação que permite contribuição adicional, com contrapartida do banco, contribuições sobre o PLR e criar alternativas de perfis de investimento, como o ciclo de vida”, diz ele.
Sobre os resultados de 2015, o bancário explica que foi fruto da própria conjuntura complicada da economia brasileira, mas a fase foi superada: “Este primeiro trimestre de 2016 já obtivemos superávit”, garante. Em relação à situação política atual do país, com a pressão sobre a presidenta Dilma, o líder da Chapa 3 não tem dúvidas: “Há um grande ataque às conquistas e organizações dos trabalhadores, o que mostra que mais do que nunca é preciso ter representantes históricos para defender nossos interesses”, concluiu.
Melhorias
A Chapa 3 quer implantar melhorias no Previ Futuro, aproximar a Previ dos associados, aprovar a Perenidade do Plano 1 e controlar e reduzir despesas administrativas, entre outras medidas.
Membros da Chapa
Além de Marcel Barros, a Chapa é composta por Wagner Nascimento e Carlinhos Guimarães (titulares) e por Rafael Zanon e Odali Dias (suplentes), no Conselho Deliberativo. No Conselho Fiscal, Rosalina Amorim é a titular, tendo Fábio Ledo como suplente.
O Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1 tem José Ulisses como titular e Rita Mota de suplente. Já o Conselho Consultivo do Plano de Benefícios Previ Futuro conta com Deborah Negrão como titular e Tânia Leyva na suplência.
Calendário
Votação: de 13 a 27 de maio.
Apuração, homologação e divulgação: 27 de maio.
Posse: 01 de junho.
Propostas
As propostas das cinco chapas concorrentes a diretoria da Previ podem ser acessadas pelo site:
http://migre.me/tCSCz